O #SouManaus Passo a Paço 2025, realizado pela Prefeitura de Manaus, começou nesta sexta-feira (5/9) transformando não apenas o cenário cultural da cidade, mas também a economia popular. Com milhares de pessoas lotando o centro histórico, o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil reúne 400 vendedores credenciados na área externa do evento, que segue até domingo (7/9).
Para garantir organização e segurança, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) atua com uma força-tarefa de 300 servidores, responsáveis por coordenar e apoiar os empreendedores populares durante os três dias de programação.
Segundo o diretor do Departamento de Comércio Informal da Semacc, Jorge Pimentel, o festival é uma oportunidade concreta de geração de renda.
“Estamos trabalhando de forma integrada para que todos possam vender com tranquilidade, dentro da organização estabelecida pela prefeitura. O objetivo é garantir renda para centenas de famílias e, ao mesmo tempo, manter a ordem e a segurança na área externa do evento”, afirmou.
A movimentação já animou os comerciantes. A vendedora Rosineide Vieira de Souza, que participa pela terceira vez e trabalha com comidas quentes, comemorou o fluxo intenso do público.
“A melhor hora é a saída dos shows. As pessoas aproveitam o festival e, na volta, passam para lanchar. É quando a gente mais vende”, relatou.
Mais do que cultura e turismo, o #SouManaus Passo a Paço 2025 mostra sua força como vetor econômico, fortalecendo o comércio informal e garantindo oportunidades para centenas de famílias manauaras que encontram no festival um espaço de trabalho, renda e dignidade.