O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não perdeu a chance de cutucar Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (21), em agenda em Sorocaba (SP). Sem citar nomes, Lula exibiu as meias e disparou: “Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita.”
A fala foi entendida como um recado direto ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Bolsonaro já havia sido obrigado a usar tornozeleira eletrônica desde julho, após operação da Polícia Federal.
O episódio transformou o evento que tinha como foco a entrega de 400 unidades odontológicas móveis em uma arena política. Enquanto petistas aplaudiram a ousadia como um nocaute simbólico no rival, bolsonaristas dispararam ataques, acusando Lula de usar o cargo para humilhar um ex-presidente em condição de réu. A frase caiu como pólvora no barril já inflamado da política nacional e deixou claro: a guerra entre Lula e Bolsonaro não conhece tréguas cada gesto é uma batalha e cada palavra, uma arma.