A Prefeitura de Manaus segue firme na operação “Mutirão no Bairro” e, nesta sexta-feira (8/8), concentrou esforços na avenida Epaminondas, uma das principais vias da zona Sul. A ação, que visa reorganizar o Centro da cidade, contou com o trabalho integrado da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), contou com o apoio da Guarda Municipal de Manaus (GMM), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), além da parceria com a tropa da Polícia Militar e a cavalaria da Polícia.
Durante a fiscalização, as equipes flagraram situações de risco à saúde pública, incluindo alimentos sendo preparados dentro de banheiros, depósitos clandestinos e produtos impróprios para consumo.
Para o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a operação é essencial para devolver à população um espaço seguro e organizado. “Queremos reorganizar, não prejudicar. Quem quiser trabalhar de forma regular será cadastrado e realocado”, afirmou.
Nos primeiros cinco dias de operação, o balanço inclui 300 carrinhos e estruturas irregulares apreendidos, sete depósitos clandestinos fechados, um galpão interditado e uma fábrica de salgados insalubre lacrada. Na quinta-feira (7.8.), três guardas municipais ficaram feridos, após serem atacados com pedras durante a ação, no interior de um depósito clandestino, localizado na rua Henrique Antony, na ocasião fiscais encontraram ratos, baratas, aranhas e alimentos vencidos, além de produção de alimentos sem qualquer medida sanitária.
Todos foram orientados a comparecer à sede da Semacc na próxima segunda-feira, 11/8, munidos de documentos pessoais, para cadastro e possível realocação em áreas regulamentadas.