O que era para ser uma operação de ordenamento urbano no Centro de Manaus terminou em cenas de violência e confronto. Durante a manhã desta quinta-feira (7/8), três guardas municipais foram agredidos com pedras ao tentar dar suporte a fiscais que lacravam um depósito clandestino na rua Henrique Antony. Um dos agentes chegou a ser atingido na cabeça, precisando de atendimento médico imediato.
A ação parte do programa “Mutirão no Bairro” tinha como objetivo combater irregularidades sanitárias e urbanas. No local, foram encontrados alimentos vencidos, sucos e salgados produzidos sem higiene, ratos e pombos. A prefeitura classificou o ambiente como totalmente insalubre.
No entanto, o foco da ação desviou quando parte dos ambulantes reagiu com fúria. Mesmo desarmados e com atuação limitada à proteção dos fiscais, os agentes da Guarda Municipal foram alvos da revolta.
A prefeitura repudiou o ataque: “A Prefeitura de Manaus repudia veementemente a agressão sofrida pelos servidores municipais no exercício das suas atividades e reforça que toda intervenção tem compromisso com a saúde pública, o ordenamento urbano e o respeito às normas sanitárias, garantindo o bem-estar e proteção da população de Manaus é inadmissível que servidores públicos sejam agredidos enquanto exercem seu dever em prol da coletividade”, disse em nota oficial.
Ressalta-se que a função da Guarda Municipal é manter a ordem no local e resguardar os agentes da prefeitura, não sendo de sua competência a apreensão de materiais. Apesar da violência, a operação foi concluída e a via, que chegou a ser interditada, teve o tráfego normalizado por volta das 11h.
Os ambulantes podem buscar o departamento de Comércio Informal, da Semacc, na rua General Glicério, s/nº, bairro Cachoeirinha, zona Sul, altos do mercado Walter Rayol, portando toda a documentação necessária para a regularização das atividades. Dentro do “Mutirão no Bairro”, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) também atua na galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, com intermediação de emprego a partir do Sine Manaus.