O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que está aberto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a qualquer momento. A declaração foi dada a jornalistas em Washington após questionamentos sobre as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.
“Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece, mas eu amo o povo do Brasil”, disse Trump, destacando a disposição para diálogo, apesar das sanções anunciadas esta semana.
Questionado sobre o impacto econômico da medida, Trump foi direto: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”.
Na última quarta-feira (30), Trump assinou a ordem executiva que aumentou tarifas de importação para o Brasil, além de aplicar uma sanção punitiva contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator dos processos ligados aos atos de 8 de janeiro e às investigações contra Jair Bolsonaro.
Em resposta, o governo Lula divulgou nota oficial em defesa da democracia, da soberania nacional e contra o que classificou como ofensiva econômica e política dos EUA.