A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste, inaugurou, na quarta-feira, 7/5, a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta da unidade, com o objetivo de oferecer um espaço seguro e acolhedor tanto para as mães servidoras públicas e demais colaboradoras da unidade, quanto para qualquer outra mulher que trabalhe nos arredores e que precise esvaziar suas mamas ou amamentar seus bebês, após o retorno da licença-maternidade.
“A sala de apoio é um espaço em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho, a fim de garantir o aleitamento exclusivo até os seis meses e continuado por pelo menos dois anos”, destacou a diretora da MMT, enfermeira Núbia Cruz.
O espaço é equipado com uma poltrona de amamentação, ar-condicionado, refrigerador com termômetro para armazenamento de leite, pia para higienização e material de apoio impresso com orientações.
Segundo a responsável pelo Cantinho da Amamentação da Moura Tapajóz, enfermeira Lílian Aguiar, o leite é mantido em um freezer exclusivo de leite cru, a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome da mãe, a data e a hora da coleta.
“No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, ou também, se desejar, doá-lo para o nosso Posto de Coleta de Leite Humano e ajudar outros bebês, que estão internados na UTI neonatal e precisam de alimentação”, explicou Lílian.
A neonatologista Briza Rocha ressaltou que a sala de apoio serve como um incentivo para que a mulher trabalhadora continue amamentando seu filho, fazendo com que ela se sinta mais tranquila e disposta para desempenhar suas atividades profissionais. “Geralmente, o término da licença-maternidade implica a separação da dupla mãe/bebê por um determinado número de horas por dia. Esse processo de volta ao trabalho pode ser doloroso para a mulher, especialmente para aquelas que amamentam, e essa sala ajuda nessa transição”, afirmou.
Para utilizar a sala, ao retornar da licença-maternidade, a mulher deve entrar em contato com a equipe responsável, da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, que a acolherá e fará as orientações devidas, encaminhando-a para a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta e iniciando o acompanhamento, caso seja de sua vontade.
As mulheres interessadas devem entrar em contato, em horário comercial, por meio do número (92) 98842-8514 (somente WhatsApp), para receber informações sobre o seguimento da amamentação e sobre o uso da sala de apoio.
Também participaram do evento a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sonja Ale Girão; a gerente de Maternidades da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES/AM), Liseane Bello Façanha; a secretária executiva de Assistência da SES/AM, Liege Maria Rodrigues Menezes; a coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Larissa Lustosa Bastos; a enfermeira Aline Costa de Souza, coordenadora Estadual da Saúde da Mulher/SES-AM; e a enfermeira Ivone Amazonas, técnica do Núcleo de Saúde da Criança da Semsa.