Presidente Roberto Cidade propõe cooperação técnica entre a Assembleia e o TCE para ações de saúde mental aos servidores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Herick Pereira
Nesta quarta-feira (7/5), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, e ao conselheiro-corregedor Josué Neto, a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as Casas Legislativas, com o objetivo de realizar ações voltadas para a saúde mental e o bem-estar dos servidores públicos.
O anúncio foi feito durante a abertura do seminário “Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado”, que integra as atividades do Corregedoria Day, evento nacional promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelas corregedorias de todos os Tribunais de Contas do país.
“Quero parabenizar a presidente Yara Lins e o conselheiro Josué Neto pela excelente iniciativa e afirmar que o Poder Legislativo está à disposição para colaborar com esse tema de extrema importância. Não apenas com o Termo de Cooperação Técnica, mas também com a criação de leis que possam valorizar os profissionais de saúde e proporcionar alternativas para que essas ações aconteçam, garantindo a priorização dessa pauta. A saúde mental dos nossos servidores é fundamental para que nossas instituições funcionem da melhor forma possível”, afirmou Roberto Cidade.
O deputado presidente também reiterou que, no concurso público da Casa Legislativa, previsto para o segundo semestre de 2025, serão garantidas vagas para profissionais da área de saúde mental.
 “No nosso concurso público, haverá vagas para psicólogos, ampliando a atuação da área de saúde mental dentro da Assembleia”, anunciou Roberto Cidade.
Participação da Assembleia
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) também marcou presença no evento com um estande coordenado pela Diretoria de Saúde, sob a responsabilidade do diretor Arnoldo Andrade. Durante o seminário, o profissional de saúde apresentou os trabalhos realizados no Poder Legislativo, focados no bem-estar e saúde mental dos servidores da Casa.
“A Assembleia, como o órgão que cria as leis e orienta a sociedade, tem a responsabilidade de participar desse debate e compartilhar sua experiência. Temos um centro médico completo, voltado para a saúde mental, pois sabemos que, para a mente funcionar bem, o corpo precisa estar em equilíbrio. A Assembleia traz para este evento a nossa experiência, especialmente na área da psicologia, tratando questões relacionadas à cognição, apresentando nossos números, como realizamos os diagnósticos e como estruturamos os tratamentos”, comentou o diretor de Saúde da Assembleia, Arnoldo Andrade.
Corregedoria Day
O evento foi aberto pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, e pelo conselheiro-corregedor Josué Neto.
Organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) por meio do Comitê Técnico de Corregedorias dos Tribunais de Contas, com apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM, o Corregedoria Day teve como objetivo ampliar o diálogo sobre o cuidado com a saúde mental em ambientes institucionais.
O seminário contou com palestras do psiquiatra Luiz Eduardo Wawrick Fonseca e dos psicólogos José Humberto da Silva Filho e Adenilson Reis. Também foi realizada uma roda de conversa mediada pela psiquiatra Loren Rodrigues Cavalcante.
O que é o Corregedoria Day?
O Corregedoria Day é um evento nacional promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelas corregedorias dos Tribunais de Contas de todo o país.
O evento no TCE-AM acontece nesta quarta-feira, 7, e oferece palestras, mesas-redondas e uma exposição de boas práticas voltadas à promoção da saúde mental. O evento é aberto ao público e oferece certificação de 6 horas pela Escola de Contas Públicas.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS