A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebe, nesta semana, a 2ª edição do projeto “Lê Pra Mim?”, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças de 4 a 10 anos da rede pública de ensino. A ação acontece em diferentes escolas da capital e conta com a presença de artistas renomados da televisão brasileira, além de nomes da cena local.
Nesta segunda-feira, 14/4, os alunos da Escola Municipal Poetisa Cora Coralina foram contemplados com o projeto, que contou com a presença da atriz Carla Marins, conhecida por seus papéis marcantes na teledramaturgia brasileira.
Para a gestora Shirlaine Ferreira, a chegada do projeto “Lê Pra Mim?” representa um momento de emoção e valorização do trabalho pedagógico realizado na escola. Ela acredita que ações como essa reforçam o poder transformador da educação e ajudam a formar novas gerações de leitores. “É um trabalho de qualidade, de incentivo à leitura e formação de leitores, que acreditam que a educação transforma vidas. E isso nos emocionou ao receber um projeto tão importante como o ‘Lê Pra Mim’ aqui na escola”, destacou.
Durante o evento, a atriz Carla falou da emoção de participar do projeto. “Eu acredito que a leitura transforma. Ver o brilho nos olhos das crianças, enquanto ouvem uma história é algo que toca profundamente. Fico muito feliz em contribuir com esse momento tão especial”, destacou.
Projeto
O projeto, criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, já passou por mais de 20 cidades brasileiras, beneficiando mais de 38 mil crianças com atividades que unem leitura, inclusão e criatividade. “O ‘Lê Pra Mim?’ nasceu do meu amor pelos livros e pela infância. Queremos mostrar que a leitura pode ser divertida, afetiva e transformadora. E quando a escola abre as portas como aqui em Manaus, tudo se torna ainda mais especial”, disse a idealizadora da iniciativa, Sônia de Paula.
Ana Júlia Ferreira, de 7 anos, disse que gosta muito de ler e que já leu o livro de Ester, da Bíblia. Para ela, a personagem foi muito corajosa e salvou o povo. Ana também contou que sente que sua escrita está melhorando por causa da leitura.
“Eu li o livro de Ester da Bíblia. Ela foi corajosa e salvou o povo dela. Eu gosto de ler porque minha escrita está ficando melhor”, disse a aluna.
A programação em Manaus segue até o dia 16 de abril, contemplando o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Maria Emília Mestrinho, na Colônia Antônio Aleixo e o Cmei Júlia Barjona Labre, no São José Operário. As apresentações contam com sessões de leitura feitas por artistas convidados, entre eles, Dandara Mariana, Dhonata Augusto, Israel Paulain, Vanessa Auzier, Jan Santos, entre outros. Cada encontro tem um intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para crianças com deficiência auditiva.
Além das sessões de leitura, o projeto oferece ainda, oficinas online para pais e educadores, e vídeos com técnicas de “pós-leitura” para os professores. Ao final das atividades, cada criança recebe um livro infantil para levar para casa, estimulando a continuidade do hábito.