Projeto ‘Cultura Ativa’ da Prefeitura de Manaus leva espetáculo teatral para idosos residentes da Fundação Doutor Thomas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Tayane Kerollen/Divulgação

Em mais um momento de arte, alegria e cultura, os idosos e idosas residentes da Instituição de Longa Permanência (ILPI) da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), da Prefeitura de Manaus, receberam, nesta terça-feira, 1º/4, uma apresentação especial do espetáculo de teatro “A Grande Bailarina – Dançando Por Aí”. A performance foi realizada pelo grupo artístico Luzeiros Cultura & Arte.

A programação faz parte do projeto “Cultura Ativa”, uma iniciativa que incentiva artistas locais a realizarem apresentações voluntárias para os idosos da FDT, promovendo acesso à arte e à cultura por meio de atividades como música, teatro, dança e artes plásticas.

Com um repertório dinâmico e envolvente, o espetáculo encantou os residentes da FDT, que puderam vivenciar a magia do teatro e da dança e se conectar com um universo artístico repleto de cores e movimentos.

O diretor-presidente da Fundação Doutor Thomas, Eduardo Lucas, destacou a importância dos eventos culturais para o bem-estar dos idosos que residem na instituição, ressaltando os benefícios físicos, mentais e sociais do projeto cultural.

“Essa é uma oportunidade única para nossos idosos e idosas da FDT, que muitas vezes enfrentam dificuldades de locomoção e, consequentemente, têm pouco acesso a eventos culturais. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, estamos trabalhando para garantir uma rotina repleta de atividades que estimulem o bem-estar e a socialização. Para muitos deles, este espetáculo foi uma verdadeira viagem, proporcionando momentos de alegria e descontração, essenciais para uma vida ativa e saudável”, afirmou o presidente.

Fotos – Tayane Kerollen/Divulgação

Apresentação

O espetáculo “A Grande Bailarina – Dançando Por Aí” surgiu das inquietações da produtora cultural e intérprete da palhaça Aleluia, Jaqueline Ferreira. A peça aborda temáticas como gordofobia, inclusão e etarismo, além de questionar as imposições sociais sobre o corpo.

“Esse é um momento especial em que compartilhamos nossa arte e aprendemos com cada idoso que reside aqui. Isso torna nossa expressão artística ainda mais rica e significativa. A personagem principal é uma mulher grisalha e gorda que, apesar das imposições da sociedade, escolhe dançar. Queremos deixar essa mensagem marcada na memória do nosso público, todos podem fazer o que quiserem”, explicou a produtora cultural, Jaqueline Ferreira.

O espetáculo tem direção da artista Verlene Mesquita, bailarina clássica e palhaça, e foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens (Edital nº 005/2023), viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do governo federal.

Sobre o projeto ‘Cultura Ativa’

O projeto busca promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos por meio da arte e da cultura. As atividades serão realizadas semanalmente na FDT, com a participação voluntária de artistas locais, educadores e fazedores de cultura de Manaus.

Fotos – Tayane Kerollen/Divulgação
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS