Renato Junior, prefeito em exercício anuncia plano para realocar o Centro Pop, do bairro Petrópolis para o Centro da Manaus

Com essa nova estrutura do Centro Pop, a população que vive em situação de rua no Centro de Manaus, pode ser acolhida, garantindo proteção social e seus direitos como pessoas vulneráveis.
Facebook
Twitter
WhatsApp

O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, em visita à sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na terça-feira, 7/1, anunciou um plano para realocar o Centro Pop, do bairro Petrópolis para o Centro de Manaus.

“Há essa preocupação, porque o Centro hoje tem a maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social e o Centro Pop, lá no Petrópolis, fica muito distante do local que mais precisa dessa atenção que é o Centro de Manaus. Com toda certeza, dessa forma, dará uma atenção muito mais eficaz para as pessoas que estão esperando por esse acolhimento, essa mão amiga da Prefeitura de Manaus”, disse o prefeito em exercício.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), funciona no bairro Petrópolis, Zona Sul,  é uma das estruturas socioassistenciais administradas  pela Prefeitura de Manaus, por meio  da  Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), destinadas as pessoas que vivem em situação de rua, para garantir a proteção social e os direitos das pessoas vulneráveis.

O Centro Pop oferece orientação e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às pessoas em situação de rua.

A partir da reunião realizada com o secretário da Semasc, Saullo Vianna, onde foi apresentado o Planejamento Estratégico para 2025, o Prefeito de Manaus em Exercício, Renato Junior, reafirma o compromisso com um atendimento qualificado e humanizado, trabalhando para ampliar e fortalecer os serviços destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social na Capital do Amazonas.

Foto: Socorro Maia/portaldoamazonas.com – Direitos reservados

A Semasc, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que oferta serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais para a população da cidade de Manaus mais vulnerabilizada, buscará avançar em direção às zonas, onde há os maiores vazios assistenciais.

Os vazios assistenciais são áreas da cidade de Manaus onde não há ou há insuficiência desses serviços. Atualmente, as zonas Norte e Leste, as áreas ribeirinhas e rurais indicam ter maior concentração de pessoas e maior incidência de pobreza.

Na zona Leste e Norte, o Cadastro Único demonstra que vivem em situação de pobreza 169.687 famílias, distribuídas nos bairros do Jorge Teixeira, Coroado, Gilberto Mestrinho, Tancredo Neves e São José e a Semasc disponibiliza 40 equipamentos socioassistenciais entre: Cras, Creas, Cozinhas Comunitárias, Pratos do Povo, Acolhimentos, Casa Cidadão, Conselho Tutelares, PAC Municipal e Subcentrais de Cadastro Único. Porém ainda, não alcança cobertura de proteção social para a totalidade dessa população.

“Nós estamos fazendo o planejamento estratégico do ano de 2025, observando os pontos de vazios assistenciais para que a gente possa levar equipamentos públicos da Prefeitura de Manaus onde mais precisa e para que a gente possa aumentar essa cobertura de atenção,  tem os Cras e creches que são equipamentos importantes”, explica o secretário Saullo Vianna.

Fotos: João Vianna/Semcom e Diego Lima/Semasc

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS