A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove, neste domingo, 8/12, das 18h às 21h, mais uma ação do “Dezembro Vermelho”, campanha de luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) A Grande Família, localizada na rua Careiro, no bairro São José 1, zona Leste da cidade.
Durante a programação, haverá distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante, de preservativos masculinos (externos) e femininos (internos) e de material educativo, e orientações sobre formas de prevenção e os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, assistente social Thayná Saraiva, explica que a campanha foi iniciada no último domingo, 1º/12, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com uma ação no Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Mocidade Independente de Aparecida, na zona Sul, quando houve a distribuição de 5.040 preservativos masculinos e 400 femininos, e mais 74 autotestes de HIV e 400 folders educativos.
“A Semsa desenvolve ações de prevenção e controle do HIV/Aids na rotina de serviço durante todo o ano. O Dezembro Vermelho é um momento de intensificar essas ações, ampliando as formas de acesso da população aos serviços”, destacou Thayná Saraiva.
A assistente social reforça ainda que o “Dezembro Vermelho” é mais uma oportunidade de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e controle da doença.
“A informação e o conhecimento são um primeiro passo, o primeiro incentivo, para que as pessoas procurem uma unidade de saúde, onde a população tem acesso, de forma gratuita, aos preservativos e ao teste rápido para o diagnóstico, e também a um tratamento adequado, o que vai permitir que o paciente possa ter uma boa qualidade de vida”, afirmou Thayná.
A Semsa oferece ainda os serviços de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que previne a infecção pelo HIV antes da exposição sexual com o uso de antirretrovirais; e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que previne a infecção pelo HIV após a exposição sexual (indicada até 72 horas após a exposição sexual).
Neste ano, as unidades de saúde com oferta de Profilaxia Pré-Exposição na rede municipal realizaram 4.250 atendimentos, tendo 2.218 usuários ativos no serviço. Em relação à Profilaxia Pós-Exposição, implantada este ano na rede municipal em quatro unidades de saúde, houve o registro de 489 pessoas atendidas.
Infecção
A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. O sexo masculino apresenta maior número de casos, em uma razão de 3,4 casos homens para cada caso em mulheres.
O maior número de casos está concentrado na população jovem com vida sexual/reprodutiva ativa, na faixa etária entre 10 a 39 anos com 78,9% dos casos.
Em relação aos casos novos de Aids registrados para o mesmo período, foram identificados 346, com predominância no sexo de nascimento masculino e na faixa etária de 20 a 39 anos em 57,9% dos casos.