O resgate do Centro de Manaus foi um dos temas debatidos na reunião do candidato a prefeito Roberto Cidade (União Brasil) com empresários do comércio, nesta quarta-feira (25/09), em almoço promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL). O pacote de melhorias proposto por Cidade envolve reforço na segurança com Guardas Municipais, intensificação da limpeza, arborização e investimentos em infraestrutura, entre outras ações.
De acordo com o candidato, a ideia é melhorar a estrutura das regiões comerciais não apenas no Centro, mas também nos bairros mais afastados. Roberto Cidade destacou medidas que planeja implementar para incentivar o comércio, como um pacote de desburocratização de serviços municipais, com a unificação de processos para facilitar a vida dos empresários, estímulo à regularização das atividades econômicas e criação de um programa de financiamento em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
“O diálogo é uma das principais ferramentas para a solução dos problemas do Centro, porque envolve uma série de atores, não apenas a prefeitura. Eu tenho a disposição para fazer, para resgatar a região central, porque aqui o comércio gera mais de 50 mil empregos. Tudo isso será feito com transparência”, disse.
Na área de infraestrutura, Roberto Cidade falou que vai fazer a reforma da Feira da Manaus Moderna e melhorar as condições gerais da região. Um dos pleitos dos comerciantes é a abertura de ruas que hoje são fechadas apenas para pedestres, como Guilherme Moreira, Doutor Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins.
Ao lado do candidato a vice, Coronel Menezes (Progressistas), Roberto Cidade também falou da importância de revitalizar o Centro transformando terrenos, prédios e outros espaços abandonados em habitações populares. Levantamento de sua equipe técnica de campanha identificou pelo menos 100 espaços considerados de interesse público e que podem ser adaptados para dar lugar a 4 mil moradias.
Roberto Cidade também falou da importância de reforçar a segurança e a limpeza no Centro. “Nós vamos construir esse novo Centro junto com os empresários porque eles estão no dia-a-dia enfrentando as dificuldades e sabem o que pode melhorar. Vamos desburocratizar para que o comércio do Centro e dos bairros possa ter maior facilidade e também vamos intensificar a segurança com os Guardas Municipais armados, fazer a limpeza de forma mais intensificada e impulsionar cada vez mais a coleta seletiva no comércio”, disse.
Compuseram a mesa da reunião o presidente da CDL, Ralph Assayag; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Ezra Benzion; o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, André Caria; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Fabrício Santos; o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, Henrique Medina, e o presidente do Conselho Regional de Economia, Márcio Paixão.