Promover cursos de capacitação para qualificar a mão-de-obra manauara e ocupar as vagas de emprego na Zona Franca de Manaus. Essa é uma das propostas do candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) e foi destacada, na manhã desta segunda-feira (23/9), durante visita a uma fábrica de artigos médicos hospitalares, no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
“Nós precisamos investir em capacitação para que a gente possa ter a mão-de-obra aqui na cidade de Manaus. Um estudo da indústria revela que mais de 70% das vagas de emprego que não são ocupadas por quem mora aqui na cidade de Manaus são de pessoas que não possuem o treinamento próprio, que não estão capacitadas”, afirmou Roberto Cidade, ao destacar que os cursos serão ofertados em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
De acordo com dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Polo industrial de Manaus teve um faturamento de R$ 18,9 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2024. Roberto Cidade pontuou a importância do diálogo com a indústria para o desenvolvimento econômico e social do município. Outro ponto abordado pelo candidato foi a desburocratização dos serviços ofertados pela prefeitura visando o aumento na oferta de vagas de emprego.
“Nós vamos unificar secretarias para que a gente possa democratizar e otimizar mais o trabalho da prefeitura, entregar as certidões mais rápidas, por exemplo. É preciso facilitar o trabalho de quem gera emprego na nossa cidade ”, completou Cidade.
O Plano de Governo de Roberto Cidade também contempla a criação do Auxílio Municipal Permanente para 50 mil pessoas, a implantação de 12 UPAs 24 horas em todas as zonas da cidade e a proposta de armar e ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal. Essas e outras propostas foram apresentadas aos gestores e colaboradores da empresa Saldanha Rodrigues.