Técnicos da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da prefeitura participaram, na terça-feira, 30/4, de um evento para o planejamento e implantação da Horta Terapêutica Indígena, uma iniciativa que irá beneficiar os moradores da comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da cidade.
Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a horta é um espaço para cultivo de plantas medicinais de uso tradicional nas culturas dos povos originários do estado, que irá funcionar em anexo à Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, complementando e enriquecendo as atividades de medicina e enfermagem com os saberes tradicionais indígenas.
“A riqueza do conhecimento ancestral dos povos originários deve ser valorizada e preservada, e a implantação de uma área de cultivo anexa à USF Parque das Tribos vem de encontro a essa necessidade”, afirmou.
A Gerência de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus (Gevmed) é uma das participantes do projeto, juntamente com o Nufav (Núcleo de Farmácia Viva) da Semsa e equipe técnica da USF Parque das Tribos.
Além dos representantes da Prefeitura de Manaus, cerca de 20 indígenas de diversas etnias participaram do evento. Eles apresentaram diversas plantas medicinais de uso tradicional na cultura de cada etnia.
Para o fiscal sanitário Fábio Markendorf, da Visa Manaus, essa iniciativa reveste de humanização o atendimento prestado pela USF, uma vez que a horta opera como um elo integrador entre o poder público e a comunidade.
“As espécies medicinais serão selecionadas pelas próprias lideranças indígenas, tornando a Horta Terapêutica um reflexo da cultura de cada etnia”, explicou.
A Visa Manaus irá acompanhar as ações de cultivo e utilização das plantas medicinais em cooperação com a comunidade, monitorando a segurança sanitária do projeto em benefício da população de Manaus.