A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), discutiu ações de prevenção e controle do HIV/Aids na capital, durante visitas técnicas e reuniões com representantes da AHF Brasil – Aids Healthcare Foundation e do Ministério da Saúde (MS). Ao longo desta semana, as equipes visitaram unidades do Serviço de Atenção Especializada em HIV (SAE) da Semsa e alinharam propostas para melhoria e ampliação das ações de prevenção e controle do HIV/Aids, em conjunto com a pasta municipal e órgãos locais de saúde.
Ao lado de gestores e técnicos da Semsa, a equipe da AHF Brasil visitou, de segunda a quinta-feira, 11 a 14/12, os SAEs Comte Telles, Ajuricaba, Antônio Reis e José Antônio da Silva, como parte de ações de suporte conduzidas desde 2016. Integraram o grupo ainda técnicas da Coordenação Nacional de HIV/Aids do MS, que vieram também acompanhar os resultados do Circuito Rápido da Aids Avançada, projeto-piloto que é realizado em três dos SAEs da Semsa e visa o cuidado das pessoas em condição avançada da doença.
A agenda dos representantes da AHF Brasil e MS incluiu ainda duas reuniões, uma delas com gestores e técnicos da área de HIV/Aids da Semsa, além de equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).
Conforme a técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Rita de Cássia Castro, a agenda da AHF Brasil e do MS enfocou o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em Manaus, incluindo ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento, e possibilitou identificar necessidades de melhoria nos serviços.
“Nos encontros, foi definida a participação de cada ente para a melhoria das ações de prevenção e controle em Manaus, bem como discutidas propostas de ampliação do serviço. Pactuamos ainda discussões mais periódicas e um planejamento conjunto para reorganizar atividades”, explica Rita de Cássia.
A técnica da Semsa salienta que o alinhamento entre a Semsa Manaus e demais organizações governamentais e da sociedade civil favorece as estratégias de prevenção, promoção da saúde e assistência em HIV e Aids. “Isso contribui para o fortalecimento das ações de prevenção e controle do HIV/Aids nos três níveis de gestão, em parceria com a sociedade civil, neste caso a AHF Brasil”, aponta.
Projeto-piloto
Um dos focos da agenda das equipes do MS em Manaus, o projeto-piloto Circuito Rápido da Aids Avançada atualmente é executado pelo órgão federal de saúde em Manaus e em outras quatro cidades, dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Na capital amazonense, a execução iniciou no dia 5 de junho.
Em Manaus, o projeto incluiu três dos SAEs da Semsa, que funcionam na Policlínica Comte Telles, na zona Leste; Unidade de Saúde da Família (USF) Ajuricaba, na zona Oeste; e Clínica da Família Antônio Reis, na zona Sul.
A iniciativa visa estruturar a rede de saúde para uma atuação mais efetiva no diagnóstico precoce de pacientes em situação avançada de imunodeficiência, assim como fortalecer o cuidado em saúde desse grupo de pessoas, prevenindo o adoecimento e principalmente o óbito por Aids. No ano passado, Manaus registrou 250 mortes pela doença.
Acompanhamento
A AHF Brasil faz parte de uma organização não governamental (ONG) global, que atua para colaborar na resposta ao HIV e à Aids por meio da realização de testes de HIV, programas de prevenção e encaminhamento para tratamento.
A visita das equipes da AHF às unidades da Semsa Manaus, durante a última semana, faz parte de um trabalho regular de acompanhamento de ações conduzido pela ONG, que atua nos SAEs desde 2016, dando suporte na descentralização da atenção às PVHA da FMT-HVD para os serviços da secretaria municipal.