Integração: SSP-AM apresenta indicadores criminais durante o 18º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD)

Os dados apresentados são analisados pelos gestores das Forças de Segurança para aplicação no desenvolvimento de boas práticas
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto:Nonato Rodrigues/SSP-AM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quarta-feira (27/09), o 18º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD). No evento, que foi o 8º realizado em 2023, foi apresentado o cenário dos indicadores criminais. Os números são analisados pelos gestores das Forças de Segurança para aplicação, de forma integrada, em boas práticas em suas áreas de atuação.

O evento foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Os dados foram apresentados pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, tenente-coronel Rouget Britto. Ele explicou que o monitoramento dos indicadores é realizado por bairros e zonas de Manaus e de todo o Estado, envolvendo as ações das polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

“Estamos com 70% de eficácia no alcance das metas estabelecidas para 2023. Podemos destacar algumas reduções na capital, como a diminuição de 8% nos homicídios, uma redução de 23% no roubo de veículos, que é um indicador que vem diminuindo há mais de um ano e meio, uma redução nos roubos de carga e a instituição financeira alcançou os menores índices nacionais. Também estamos com uma redução de 30% nos roubos a coletivos e uma redução de 11% nos roubos a estabelecimentos comerciais, entre outros indicadores. Portanto, monitoramos vários indicadores e apresentamos um panorama completo dos dados de cada uma das instituições”, detalhou o coordenador.

Participação do efetivo

No ciclo, estiveram presentes delegados da PC-AM, incluindo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Alessandro Albino, a comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Otacicleide Pereira, comandantes de Batalhões de Área e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e diretores do Instituto de Criminalística.

Para o diretor do DPM, Alessandro Albino, o CGD é de suma importância, uma vez que apresenta um panorama de como está a atuação das Forças de Segurança e onde precisam atuar para aperfeiçoar ainda mais as ações.

“A gente sabe que a integração é importante. Atuando em integração, policiais civis, militares e todos os órgãos do Sistema de Segurança tornam o efeito de repressão contra a criminalidade muito maior e, com certeza, muito mais eficiente. A gente parabeniza a SSP-AM por essa estatística apresentada mensalmente, que nos auxilia para que possamos empregar nossos esforços de maneira mais precisa e eficiente, onde está sendo mais demandado”, destacou Albino.

O comandante da 24ª Cicom, Major Miranda, responsável pelo policiamento na área central de Manaus, frisou que a equipe trabalha de acordo com o levantamento dos índices criminais e afirmou que o CGD é uma ferramenta que subsidia parte dessas ações.

“Com a ferramenta que nos foi passada hoje, conseguimos identificar melhor nossa área de atuação, nossa mancha criminal, no intuito de melhor aplicar nosso policiamento ostensivo preventivo a fim de dar uma melhor resposta à sociedade”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS