A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) está participando de encontros nacionais com gestores de órgãos estaduais do Meio Ambiente. As agendas começaram na quarta-feira (23/08) e encerram nesta quinta-feira (24/08), em Florianópolis (SC), e contempla encontros, debates e visitas técnicas para alinhamento de atividades integradas e compartilhamento das boas práticas ambientais.
Na quarta-feira, eles participaram da Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, iniciativa integrante da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).
Na ocasião, os secretários das pastas ambientais da Amazônia brasileira fizeram um nivelamento nos temas da agenda de cooperação, que inclui diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, além de pautas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licenciamento, Fundo Amazônia, combate a crimes ambientais, resultados da Cúpula da Amazônia e o Projeto de Lei que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Os Estados também participaram de um planejamento conjunto com a Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Um dos assuntos em discussão foi o apoio do Consórcio para incentivar o desenvolvimento de iniciativas de bioeconomia no bioma. A comitiva da Sema é formada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e a secretária executiva da pasta, Raquel Said.
“Essa foi uma reunião importante de alinhamento, para o fortalecimento de bioeconomia dos estados, em especial, os investimentos para o mercado de carbono e a parte da bioeconomia voltada para as cadeias produtivas extrativistas. Isso vai ser feito em parceria com o GCF e vai ajudar a captar recursos para essas áreas nos estados da Amazônia Legal”, explicou o secretário Eduardo.
Nesta quinta-feira (24/08), a Sema Amazonas participa da 114ª Reunião Ordinária da Associação de Entidades de Meio Ambiente (Abema), com a participação da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares e realização de Câmaras Técnicas voltadas ao ao clima, biodiversidade, entre outras temáticas.
“O Amazonas já sediou a Reunião Ordinária da Abema, em 2021. Essa modalidade itinerante dos encontros com os gestores ambientais de todo o Brasil é ótima, pois nos permite debater os alcances e limites da política ambiental brasileira nos diferentes biomas, sob diferentes vivências”, completou Taveira.