MANAUS – AM | No meio da floresta, no Santuário Amazônico, Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na presença de centenas de fiéis, Dom José de Albuquerque toma posse como o novo bispo da Diocese de Parintins, a cerimônia foi celebrada com muita emoção, fé, gratidão e alegria no domingo (12.02), o primeiro Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Steiner e o bispo emérito Dom Giuliano Frigeni repassaram o báculo, símbolo do pastoreio, ao novo líder católico de Parintins.
“A diocese de Parintins recebe um novo bispo que é manauara e que é da Amazônia, momento muito importante para a diocese e para a Amazônia. Todos os bispos do Regional Norte 1 estão aqui como sinal de comunhão e fraternidade para dizer ao Povo de Deus ‘vocês não estão sozinhos’, nós todos estamos muito unidos”, disse Steiner
Dom José de Albuquerque, agradeceu a todos pela acolhida e receptividade na Diocese de Parintins.
“Esses carinhos eu já recebi desde que cheguei aqui, é impressionante, fico comovido e profundamente emocionado. As expectativas são as melhores possíveis, mas eu sou muito realista porque eu venho pra somar, ajudar e caminhar juntos para poder dar continuidade a tudo aquilo que dom Giuliano pode realizar com o seu coração missionário. Venho para ser um irmão entre os irmãos. Mas o bispo tem tarefa especial de ser um elo de unidade e de comunhão com todas as forças vivas daqueles que querem construir um mundo melhor”, disse Dom José
O novo bispo, substituiu o bispo emérito dom Giuliano Frigeni. Dom José Albuquerque é o primeiro bispo brasileiro e amazonense que atuará na Diocese de Parintins, ele disse que vai aprender a ser um bom pastor para o povo de Deus que aqui está em Parintins, desejando amar o povo do mesmo jeito que Dom Giuliano lhe ama.
O chanceler da diocese, padre Marcos Aurélio, leu o decreto de nomeação de Dom José Albuquerque como bispo de Parintins.
“Aprouve a Sua Santidade, o Papa Francisco, nomear o excelentíssimo Dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins, no Amazonas, transferindo-o do ofício de bispo titular de atuava auxiliar na Arquidiocese de Manaus. Não tendo chegado, porém, a Bula Pontifícia, nós, Giambattista Diquattro, arcebispo titular de Giromonte e Núncio Apostólico no Brasil, do uso das faculdades que nos foram outorgadas pela Santa Sé, damos licença para que o excelentíssimo, Dom José Albuquerque de Araújo, possa válida e licitamente tomar posse de seu ofício. Pede-se, portanto, que no dia marcado que o presente decreto seja lido publicamente na presença do clero e do Povo de Deus”, diz trecho do documento.