MANAUS – AM – Dom José Albuquerque de Araújo, foi nomeado pelo Papa Franciso o novo bispo da Diocese de Parintins, que também fazem parte os municípios de Nhamundá, Maués, Boa Vista dos Ramos e Barreirinha, são aproximadamente 200 mil habitantes distribuídos em 9 paroquias.
O novo Bispo de Parintins foi nomeado no dia 21 de dezembro e vai assumir sua nova missão no dia 12 de fevereiro de 2023, após seis anos exercendo o cargo de bispo auxiliar ao lado de Dom Tadeu Canavarros, que juntos ao Monsenhor Sabino Andrade, dão suporte ao Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano, nas atividades realizadas na igreja local.
José Albuquerque é o quinto bispo nomeado para a Diocese de Parintins, é o primeiro bispo brasileiro e amazonense a assumir o cargo que durante muito anos foi exercido pelos padres italianos missionários do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME).
Em entrevista, o Cardeal da Amazônia D. Leonardo Steiner declarou que Dom José é uma doação que estão fazendo para Parintins: “É uma doação que fazemos para Parintins, mas queria ressaltar que Dom José é o terceiro bispo nascido no Amazonas, dos outros bispos um já é falecido que é Dom Alcimar, Dom Gutemberg é emérito e temos um bispo da região do Amazonas em Parintins, creio que é significativo”, ressaltou o primeiro Cardeal da Amazônia.
Em sua mensagem, Dom José compartilhou a sua alegria e a plena confiança no chamado de Cristo para esta nova missão. Ele agradeceu a Deus e ao Papa Francisco por permitir continuar servindo a Igreja que está na Amazônia.
“Acolho com gratidão este “presente” para a minha vida, ao receber a honra em ser o 5º Bispo – o 1º amazonense – deste amado povo de Deus que está na Diocese de Parintins. Sou imensamente grato pelo testemunho dos missionários do PIME que ajudaram a escrever a história da evangelização em terras parintinenses, que as bençãos divinas nos sejam concedidas por meio da intercessão de Nossa Senhora do Carmo, reverenciada de forma terna e carinhosa como a Flor do Carmelo’’, declarou o bispo, que lembrou que a Igreja de Parintins sempre teve uma relação muito próxima com Manaus, vários bispos trabalharam como padres missionários na Arquidiocese.
Natural de Manaus-AM, Dom José Albuquerque de Araújo, é filósofo e teólogo, pós-graduado em Gestão Educacional e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia.