MANAUS – Com a possibilidade da realização da COP de 2025, no Brasil, e o Amazonas, sendo o estado com o elevado índice de preservação da Amazônia, modelo de desenvolvimento econômico que contribui para a manutenção da floresta em pé e uma administração que fomenta o desenvolvimento sustentável, o prefeito David Almeida (Avante), colocou a disposição do governo brasileiro a capital do Amazonas, Manaus, como apta para sediar a COP30, conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2025.
Lula (PT), sugeriu que a COP de 2025 seja realizada no Brasil, na Amazônia, a declaração do petista foi feita na quarta-feira (16.11) na COP-27, no Egito, em discurso no evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática” no espaço da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir pra que essa COP de 2025 seja feita no Brasil”, confirmou o presidente eleito. “Na Amazônia, tem dois estados para receber qualquer conferência internacional, que é o Amazonas e o Pará”, disse o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Depois do anúncio de Lula, o Prefeito David Almeida afirmou que vai preparar a cidade para receber a COP de 2025, e espera que Manaus seja escolhida para participar desse grande evento mundial.
“Manaus está à disposição para sediar a COP30, da ONU. O mundo deve continuar com os olhos voltados para a Amazônia. Especificamente sobre nossa cidade, temos o maior modelo de desenvolvimento econômico, a Zona Franca de Manaus, que mantém 97% da nossa floresta preservada. É equilíbrio e solução para o Brasil e para o planeta”, disse o prefeito de Manaus.
Em Manaus, a Prefeitura vem desenvolvendo projetos como o plano municipal de mudanças climáticas, o IPTU Verde, além de projetos de preservação ambiental. Um deles é o de revitalização de microbacias e que conta com apoio do Banco Mundial.