O rei Charles III, da Inglaterra, foi coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres, em uma cerimônia solene e suntuosa, única na Europa, um evento que não acontecia no Reino Unido há 70 anos.
Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.
O Rei Charles III é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. A coroação foi conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo.
Na presença de quase 2.300 convidados estavam no templo, Charles realizou o Juramento de Coroação, sentado na Cadeira de Estado.
“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, afirmou o rei.
O rei e a rainha fizeram uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham.
Da Agência Brasil