A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas) atendeu prefeitos e representantes do interior, nesta terça-feira(14), para tratar sobre a ausência do repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) na Lei Orçamentária Anual (LOA). Os gestores procuraram a parlamentar, que articulou uma reunião junto à presidência da Assembleia Legislativa para tratar sobre o assunto.
O repasse do FTI destinado para Saúde no interior é defendido pela parlamentar desde 2019, para investimentos na estrutura das unidades e ampliação da atenção básica nos municípios.
“Desde 2019, uma parcela razoável tem sido repassada para financiar a saúde no interior do Amazonas. O recurso do FTI hoje é uma realidade graças a essa emenda que fizemos no nosso mandato. Ainda estamos atravessando uma pandemia e esse apoio aos prefeitos é muito importante. Mais uma vez temos que fazer valer a saúde do interior como sendo tão válida quanto a saúde na capital. Precisamos respeitar os prefeitos e a população interiorana e garantir que o FTI seja destinado para socorrer os municípios do Amazonas”, argumentou, a deputada.
Na reunião, foi firmado o compromisso de montar uma Comissão composta por parlamentares e prefeitos para levar a demanda ao Poder Executivo e os repasses sejam garantidos no próximo ano.
Para a Dra. Mayara essa luta política não pode ser anual, mas, uma conquista perene, para possibilitar um planejamento que possa viabilizar investimentos regulares na saúde dos municípios do Estado, a longo prazo, por parte dos prefeitos.
“Para que haja avanços nos serviços de saúde para nosso povo ribeirinho, e ganhos para a capital, é necessário garantir esses recursos para os líderes municipais. A partir do momento em que tiramos a dependência dos serviços públicos oferecidos em Manaus, capitalizando-os por todo o Amazonas, todos são beneficiados”, justificou.
Embora esteja com prazos curtos, a deputada Mayara acredita que, se houver uma mobilização geral e apoio do líder do governo na Casa e dos demais deputados é possível chegar a um acordo oportuno que seja de grande valor para o interior do Amazonas.
O recurso que, originalmente é para infraestrutura, foi destinado, pela primeira vez, em 2019 para a saúde da capital e do interior, após intervenção da parlamentar.
“Pela primeira vez, após nossa arguição, conseguimos enviar parte desse recurso, também, para financiar a saúde no interior. Hoje, os prefeitos contam com essa verba, que ajuda na municipalização da saúde. Não podemos abrir mão desse recurso valioso. Ano passado foram destinado R$ 159 milhões para os municípios, e foi isso que salvou o povo interiorano no momento crítico da pandemia, que tanto afligiu nosso estado”.