Gratidão. Esse é o sentimento predominante entre os contemplados pelo programa Auxílio Estadual permanente, que teve a distribuição dos cartões iniciada na quarta-feira (10/11), em Manaus. A ação é liderada pelo governador Wilson Lima e envolve 26 órgãos estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Maior programa estadual de distribuição de renda do Brasil, o Auxílio Estadual vai atender 300 mil pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza com uma ajuda financeira mensal de R$ 150 de forma permanente.
Felicidade – Uma das beneficiárias é Alcione Araújo, de 41 anos, moradora do bairro Riacho Doce 2. Ela esteve no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, um dos pontos de entrega do cartão. Emocionada, ela se disse grata ao Governo do Amazonas.
“Eu, assim como muitos que vieram aqui hoje, estou desempregada. Agradeço muito por esse auxílio. Para quem não tem nada, para quem não tem comida na mesa da sua família, veio em boa hora”, disse.
Esse é o mesmo sentimento partilhado por Aldeluz Alves, de 46 anos, moradora do bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, que está desempregada.
“Eu vim andando da minha casa até aqui. Cheguei às 4h da madrugada. O que o governo está fazendo é muito importante para quem precisa de ajuda nesse momento. É uma atitude bonita que vai garantir a comida na mesa de muita gente, inclusive na minha”, declarou.
Entregas na sexta e sábado – Ao todo, são nove pontos de distribuição espalhados pela cidade de Manaus, que funcionam das 8h às 17h. As entregas começaram na quarta (10/11) e continuaram na quinta (11/11) e sexta-feira (12/11), prosseguindo normalmente neste sábado (13/11). Somente aos domingos não haverá atendimento ao público.
Pontos Fixos de Atendimento
Funcionamento: das 8h às 17h
Zona norte
• Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandu, 119, Cidade Nova
Zona leste
• Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo: Rua Itaetê, 200, Mutirão
• Centro de Artes Aníbal Beça: Rua J, s/n°, São José Operário
• Escola Estadual Padre Luiz Ruas: Rua Bom Jesus, s/n°, Zumbi dos Palmares
• Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels: Rua Barroso, s/n°, Puraquequara
Zona sul
• Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Bola da Suframa, s/n°, Distrito Industrial
• Centro Estadual de Convivência do Idoso: Rua Wilkens de Mattos, s/n°, Aparecida
Zonas centro-sul e centro-oeste
• Centro de Convenções Vasco Vasques: Avenida Pedro Teixeira com avenida Constantino Nery, s/n°
Zona oeste
• Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou: Avenida Brasil, s/n°, Santo Antônio