Governo do Amazonas destina mais de quatro toneladas de insumos, EPIs e medicamentos para Manacapuru

Facebook
Twitter
WhatsApp

Itens chegaram ao município para reforçar enfrentamento ao novo coronavírus

O Governo do Amazonas entregou, nesta quinta-feira (16/04), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), mais de quatro toneladas de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos para o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O material servirá para reforçar a rede de saúde do município, já que Manacapuru é a cidade do interior com maior incidência de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), com 149 casos e seis óbitos.

Foram entregues EPIs, como óculos, toucas, luvas e máscaras hospitalares, além de medicamentos, 400 caixas de hipoclorito de sódio e insumos básicos, como gaze, esparadrapo, coletor para exames, agulha e algodão, para abastecer as unidades de saúde. Também foram destinados ao município kits produzidos pela Universidade do Estado do Amazonas, contendo avental, bota e capuz.

“Aqui a gente tem EPI, medicamento, químico-cirúrgico, para a população poder ter atendimento de qualidade na unidade hospitalar. A gente vai trabalhar em parceria com todos os municípios e vai encaminhar esses insumos. Manacapuru é uma prioridade, tendo em vista o cenário epidemiológico do aumento de casos”, destacou o secretário executivo adjunto do Interior da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Cássio Roberto Espírito Santo.

Os itens recebidos serão destinados, principalmente, ao hospital de campanha recém-inaugurado em Manacapuru, que agora é referência para os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19. “Vamos alinhar as parcerias de como o Estado pode apoiar nesse processo todo. O financiamento da saúde é tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), então tem o financiamento do ente Federal, Estadual e Municipal, para que as ações aconteçam nos municípios”, detalhou Cássio.

Estrutura – De acordo com o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, o hospital de campanha entrou em funcionamento nessa quarta-feira (15/04). “Nós abrimos 38 leitos, cinco para crianças e 33 para adultos. Aqui, no entorno dessa região do Baixo Solimões, nós temos em torno de 300 mil habitantes, muitos irão se deslocar para o município”, ressaltou D’Ângelo, frisando que Manacapuru é um município-polo para atendimento de pacientes de cidades vizinhas.

Ação integrada – Uma ação intersetorial envolvendo diversos órgãos do Governo do Amazonas foi realizada nesta quinta-feira (16/04), em Manacapuru. Além da Susam, participaram a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Polícia Militar, Detran e Defesa Civil.

“Por determinação do governador do Estado, nós estamos com a operação ‘Fique em Casa’, para suplementar as ações que já estavam sendo feitas pela Prefeitura. Nós estamos com 70 homens da Polícia Militar suplementando a operação. É uma determinação do decreto do governador, que orienta a população para que os serviços não essenciais não funcionem; e que oriente a população que esse inimigo é mortal, não é visto a olho nu, e que nós estamos preservando vidas aqui no Estado”, reforçou o subcomandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Sílvio Mouzinho.

Durante a operação, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) abordou aproximadamente 300 veículos, orientado que os condutores não trafegassem sem necessidade e reafirmando a importância do distanciamento social. Foram removidos de circulação 25 motocicletas e um carro, que estavam com irregularidades na documentação do veículo ou do condutor.

Técnicos da FVS fizeram monitoramento e direcionaram as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Foram acompanhadas as ações de orientação sobre funerais e enterros de pessoas mortas por Covid-19, fluxos de atendimento aos casos suspeitos, orientação sobre uso de EPI e Segurança do Paciente, monitoramento do Plano de Contingência, além do acompanhamento das ações sendo executadas pelo município, envolvendo todos os setores.

FOTOS: MICHELL MELLO/SECOM
[17:04, 16/04/2020] Klinger Governo: Amazonas chega a 1.719 casos de Covid-19 e tem 18 novos óbitos confirmados pela doença

O Amazonas registrou mais 165 casos de Covid-19 nesta quinta-feira (16/04), totalizando 1.719 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Susam) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) em coletiva on-line. Também foram confirmados mais 18 óbitos pela doença, elevando para 124 o total de mortes.

Ainda de acordo com o boletim, 1.220 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 70,97% dos casos confirmados no Amazonas. O número de pessoas recuperadas e que estão fora do período de transmissão do vírus também segue aumentando e já totaliza 221 casos.

Participaram da transmissão ao vivo a secretária da Susam, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto. Na ocasião, Simone reforçou que o Governo do Estado não mede esforços para ampliar a capacidade de assistência à população.

De ontem para hoje, o governador Wilson Lima anunciou a abertura de mais 45 leitos no Hospital Delphina Aziz, sendo 25 de UTI e 20 clínicos, e disse que o hospital de retaguarda na Universidade Nilton Lins começa a funcionar no fim de semana.

A secretária também garantiu transparência total no trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus no estado. Segundo ela, o governador determinou a criação de um canal único de comunicação para concentrar informações sobre os gastos dos órgãos diretamente envolvidos no combate à pandemia.

“Todos os gastos, de todas ações, como aquisição de equipamento, recursos humanos, tudo que a gente for alocando para o enfrentamento das ações da pandemia vão estar no Portal da Transparência do Governo do Estado, no link que vai ser propriamente para essa visualização do que está sendo implementado de recursos financeiros para enfrentar essa pandemia”, disse.

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19, há 154 pacientes internados, sendo 70 em leitos clínicos (31 na rede privada e 39 na rede pública) e 84 em UTI (33 na rede privada e 51 na rede pública).

Há ainda outros 534 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 410 estão em leitos clínicos (159 na rede privada e 251 na rede pública) e 124 estão em UTI (64 na rede privada e 60 na rede pública).

Diante do aumento progressivo de casos no Amazonas, a diretora-presidente da FVS voltou a fazer um apelo para que a população siga as medidas de isolamento social.

“Evite ser mais um no hospital. Você pode fazer isso se você ficar em casa, se você se isolar, se você não se expor ao vírus. Se por uma grande necessidade você precisar sair, use uma máscara, não ofereça a sua face livremente para a contaminação do vírus”, afirmou Rosemary Pinto.

Municípios – Dos 1.719 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (16/04), 1.459 são de Manaus e 260 do interior do estado.

Além da capital, 21 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (149), Iranduba (18), Itacoatiara (15), Tonantins (12), Parintins (11), Santo Antônio do Içá (10), São Paulo de Olivença (10), Presidente Figueiredo (6), Careiro Castanho (5); Anori, Carauari, Careiro da Várzea, Tabatinga, com 3 casos cada; Lábrea, Maués, Novo Airão, Tefé, com 2 casos cada; Anamã, Boca do Acre, Jutaí e Manicoré, com 1 caso cada.

Os municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (6), Iranduba (3), Parintins (3), Careiro Castanho (1), Carauari (1), Novo Airão (1), Tefé (1) e Manicoré (1).

Novos óbitos – Dos novos 18 óbitos confirmados por Covid-19, 16 são de pacientes de Manaus, com idades entre 37 e 84 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Desse total, três não tinham comorbidades; um era tabagista; dois eram diabéticos; dois eram hipertensos; dois eram diabéticos e hipertensos; um era obeso e hipertenso; um tinha doença cardiovascular; e três tinham doença cardiovascular associada a outras comorbidades.
Também foram registrados óbitos de dois homens de Iranduba, de 56 e 74 anos, sendo que um deles tinha histórico de hipertensão e diabetes. Outros 31 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS