Na tarde de segunda-feira (11/11), em Borba (distante 151 quilômetros de Manaus), cerca de 57 famílias da Associação de Produtores Rurais do Igarapé do Piaba (Asprip) foram beneficiados com a aquisição de um caminhão para o escoamento da produção agrícola.
O projeto foi executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio de emenda parlamentar de autoria da deputada estadual Alessandra Campelo (MDB), com recursos no valor de R$ 150 mil, oriundos do orçamento da Emenda Constitucional nº 95.
“Essa emenda é de suma importância para garantir o escoamento da produção. É importante que as associações possam manter a regularidade documental, para poderem participar de outras emendas e chamamentos públicos de fomento à produção”, lembrou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
Para o diretor técnico do Idam, José Milton Barbosa, os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados pelo Instituto são fundamentais para auxiliar o agricultor familiar no acesso às políticas públicas disponíveis para o setor.
“Foram mais de 80 grupos que obtiveram aprovação nos últimos dois anos e estão recebendo agora esse incentivo. Produtores organizados, legalizados, com assistência técnica na elaboração dos projetos, conseguem acessar com mais facilidade esses programas, seja via Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), seja via emenda parlamentar”, pontuou o diretor técnico.
Alessandra Campelo destacou que a associação cumpriu todos os trâmites legais e ficou apta a receber o recurso do Governo do Estado. Com o caminhão, as famílias que moram na área do Igarapé do Piaba e entorno vão poder escoar melhor a produção de farinha, banana, abacaxi e outras culturas.
“O caminhão vai beneficiar quase 700 produtores do Piaba e comunidades próximas. O governador Wilson Lima tem levado as ações do Governo para o interior e essa é mais uma prova. Continuaremos trabalhando na para melhorar as condições de vida dos moradores daqui nas áreas de saúde, segurança e educação”, disse Alessandra.