A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) de Itacoatiara já está funcionando no município, a 165 quilômetros de Manaus. A nova unidade foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), na última segunda-feira (24/09) pronta para receber os usuários. Para o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, a unidade representa um grande reforço ao serviço de saúde oferecido pelo Estado e a Prefeitura à população local e cidades vizinhas.
“Essa unidade fortalece o sistema municipal de saúde, porque retira um pouco a sobrecarga existente hoje no hospital regional José Mendes. A UPA tem equipamentos modernos para exames, o que aumentará a resolutividade, fazendo com que a qualidade do serviço melhore e o tempo de espera por atendimento na rede diminua”, afirmou o secretário.

Localizada na avenida Mário Andreazza, no São Francisco, a nova unidade, que começou a ser construída em 2010, teve obras retomadas em outubro do ano passado pelo Governo do Amazonas. Com investimentos de R$ 5.127.146,39, entre obras, equipamentos e mobília, a UPA de Itacoatiara foi construída por meio de convênio entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal.
“Estamos felizes de entregar essa nova unidade, que vai prestar um serviço fundamental ao município. Essa obra faz parte do compromisso assumido pelo governo, que é o de colocar para funcionar na área de saúde tudo que não estava funcionando”, comentou o secretário.

Estrutura – A unidade possui 07 leitos de observação e vai realizar serviços de urgência e emergência de baixa complexidade nas áreas de clínica geral e pediatria, oferecendo ainda suturas e curativos, inalação, gesso, raio x, eletrocardiograma e coleta de exames.
O prefeito Antônio Peixoto destacou o fato de o município atender pacientes de pelos menos oito cidades vizinhas, o que resulta em uma grande demanda no hospital. Com a UPA, ressaltou o prefeito, a rede municipal ganha uma unidade exclusiva para atender casos de baixa complexidade.
“É uma unidade importantíssima, porque atenderá casos de baixa complexidade e que vai desafogar o hospital José Mendes. Graças a Deus, esta obra hoje está à disposição do município”, destacou Peixoto.







































































