Além de novos leitos, entrarão em funcionamento mais 11 salas cirúrgicas e 40 leitos de UTI
A rede estadual de saúde está em fase final de preparação para a retomada das cirurgias de transplantes de rins que, há dois anos, não eram realizadas no Estado. A atual gestão, desde que assumiu em outubro de 2017 vem adotando as medidas para a retomada, processo que exige credenciamento pelo Ministério da Saúde (MS). Os procedimentos serão realizados no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, localizado no bairro Colônia Terra Nova.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, uma nova organização social passará a administrar a unidade, que está, temporariamente, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e, até o mês de novembro, serão concluídos todos os processos necessários para o início das cirurgias.
“É um passo muito importante para os pacientes que aguardam esses transplantes, especialmente, os que são renais crônicos. O Estado estava há algum tempo sem realizar esse procedimento, que é de alta complexidade. O HPS Zona Norte foi pensado para isso e possui toda a estrutura necessária. Nós esperamos, mesmo antes de novembro, iniciar o processo ambulatorial, que são as consultas iniciais para que os pacientes possam ser preparados para o transplante”, frisou o secretário.

Atualmente, apenas transplantes de córnea são realizados no Estado. O paciente que necessita de outros tipos de transplante é assistido por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O procedimento é feito em hospitais de outros Estados, conforme a fila de espera, que é nacional. “Da mesma forma, quando passarmos a oferecer outros transplantes, seremos referência no TFD para pacientes da região Norte, que também dependem de outros Estados”.
Estrutura – Atualmente, apenas 40 leitos de urgência e emergência, 120 leitos de internação e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão em atividade no HPS Zona Norte, o que representa menos da metade da capacidade de funcionamento do hospital, recebido assim pela atual administração. Para atender à demanda de pacientes renais que precisam de transplante, uma nova etapa do prédio passa a funcionar com a entrega de 208 leitos, 11 salas cirúrgicas e 40 leitos de UTI, com equipamentos de alta tecnologia, também prevista para novembro, conforme a Susam.







































































