Até então, só tinham sido encontradas evidências de água gasosa e congelada; descoberta de lago subterrâneo, após anos de análise de dados de sonda espacial lançada em 2003, aumenta chances de se encontrar vida no planeta.
Para especialistas, essa descoberta, de um reservatório subterrâneo permanente de água líquida, aumenta consideravelmente as chances de haver vida no planeta.
A descoberta da equipe baseou-se em análise de dados obtidos por radar da missão Mars Express, sonda espacial lançada em 2003 pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Italiana.
A água líquida e perene foi encontrada 1,5 km abaixo de uma camada de gelo, próxima ao Polo Sul de Marte. “Trata-se de um lago com 20 quilômetros de diâmetro”, disse Orosei. astrônomo, pesquisador da Universidade de Bolonha e principal autor da descoberta
O astrônomo Roberto Orosei ressalta o ineditismo da notícia. “Até o momento, é o único lago descoberto em Marte até agora”, afirma. Ele explica, entretanto, que não é possível calcular o volume total de água.
A descoberta será publicada na revista Science desta semana.