A menos de um mês da entrega das prestações de contas anuais ao Tribunal de Contas do Estado, a Escola de Contas Públicas (ECP) realiza uma maratona de formação do sistema E-Contas (software usado para envio de relatórios digitais pela internet ao TCE) com servidores dos municípios e do Estado — responsáveis pelo envio da documentação até o dia 31 de março —, que participam da Abertura do Ano Letivo de 2018.
Ministrados por técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin), o sobre o E-Contas está em seu terceiro dia e se estende até esta sexta-feira (2). O curso é direcionado aos jurisdicionados, gestores públicos das Prefeituras e Câmara dos Municípios e do Estado do Amazonas, que lotam o laboratório de informática da Escola de Contas, com aproximadamente, 40 participantes por turma. Mais de 200 fizeram a inscrição no curso, que terá outras edições ao longo do ano, segundo revelou o coordenador-geral da ECP, conselheiro Ari Moutinho Júnior.
O sistema operacional E-Contas foi lançado em 2013 como uma ferramenta avançada que substituiu o antigo sistema de papel. Segundo o instrutor Arthur Melo, a maioria dos participantes tem assimilado bem as informações sobre o sistema. No curso, foi ensinado como enviar os documentos, a sequência de envio dos relatórios, além de outros padrões a ser seguidos.
