Aleam sedia reunião que trata da implantação do Sinaflor no Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou um workshop entre empreendedores e responsáveis técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) no qual foi apresentado o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), que a partir de julho será operado pelo Amazonas. O sistema vai rastrear toda a cadeia produtiva da madeira, da origem ao destino final.

aleam

Os Estados têm até o fim do ano para integrar seus sistemas ao Sinaflor, cuja utilização será obrigatória a partir de janeiro de 2018. Segundo os técnicos do Ibama, a transparência das informações, aliada às ações de fiscalização ambiental, permitirá reduzir a pressão da exploração ilegal de madeira em florestas nativas.

A coordenadora de Monitoramento e Controle Florestal (Conflor) do Ibama em Brasília, Ana Clara Fernandes Domingos, disse que a ideia é melhorar o controle florestal envolvendo toda a cadeia produtiva, com isso dar maior transparência nas ações de manejo florestal.

“Além de ser fundamental para conter o desmatamento e ao mesmo tempo desenvolver a economia dos Estados, vai ser possível saber de qual árvore foi o manejo” disse Ana Clara, informando que Sinaflor já foi implantado em Roraima, Acre , Amapá. “Em Rondônia está na fase das tratativas”, frisou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS