Menino de 7 anos desaparece após cair em bueiro quando brincava

Facebook
Twitter
WhatsApp

Gustavo Lima da Silva, de 7 anos, está desaparecido depois de ter caído em um bueiro na tarde de hoje, quando brincava na Rua Louro Chumbo, no Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, durante a forte chuva que atingiu parte da cidade.

A criança caiu em um bueiro do tipo “boca de lobo”, que fica no canto das calçadas e não tem proteção de grades. De acordo com o capitão Andrey, do Corpo de Bombeiros, há quatro viaturas no local e dez homens atuando nas buscas pelo menino.  “A situação é difícil ,mas vamos continuar as buscas e confiantes de que vamos encontrá-lo”, afirmou ele.

bueiro 2

As buscas, inicialmente, ficaram concentradas na Rua Louro Chumbo, onde ocorreu o acidente. Depois os bombeiros seguiram para procurar o garoto no Igarapé do Passarinho, onde desemboca o bueiro.  Nesta terceira etapa, os bombeiros pegaram uma pequena embarcação e seguiram pelo Igarapé do Passarinho em destino ao Tarumã-Açu, para onde segue o curso da água do igarapé.

Paralelamente ao trabalho dos bombeiros, muitos moradores da área estão ajudando nas buscas, que começou às 15h, mas até o momento ninguém conseguiu encontrar o pequeno Gustavo .

É muito triste assistir, seguidamente, mais uma  tragédias que as chuvas têm causado na capital, Manaus sofre com as conseqüências de ter  tirado “ZERO” por  falta de saneamento básico, uma vez que essas moradias não contam com infra-estrutura adequada de saneamento básico, decorrente da falta de planejamento urbano. Apesar desta situação assustadora, não se observa uma pressão da sociedade. É preciso que o caos no saneamento básico seja entendido como tragédia  e não apenas como mais um problema de infraestrutura a ser resolvido.

Saneamento básico é direito essencial garantido pela constituição brasileira, mas nem todo cidadão tem acesso a esse item tão importante.

Os responsáveis por garantir este direito básico à população são, em grande parte, da prefeitura. São os prefeitos quem tem a titularidade desses serviços, desta forma cabe ao cidadão cobrar dos chefes de sua cidade que este descaso com o saneamento básico seja resolvido. Portanto, cobrem os prefeitos, exija o seu direito, pois o Saneamento Básico é um direito seu e de todos. Infelizmente, no entanto, a população não cobra seus governantes por obras de saneamento e isso ajuda a perpetuar o problema.

Com o objetivo de manter sua missão de acompanhar a situação do saneamento e mobilizar a sociedade por avanços mais efetivos, o Instituto Trata Brasil publicou no  dia 04  de Abril de 2016 a mais nova versão do “Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades.

De acordo com a pesquisa, Manaus está entre as piores cidades do País no ranking do saneamento básico. A capital Amazonense recebeu nota ‘zero’ no indicador Novas Ligações de Esgoto Sobre Ligações Faltantes (LGE).

IMAGENS A CRÍTICA

https://www.youtube.com/watch?v=HouF7zLBWts

Fonte: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/garoto-de-7-anos-desaparece-apos-cair-em-bueiro-quando-brincava

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS