100 dias de turismo no Amazonas: Mais de 33 mil empregos gerados e um novo voo internacional

Com o destino Amazonas citado pelo The New York Times, ampliação da malha aérea internacional e crescimento no número de empregos, setor do turismo dispara em 2023
Facebook
Twitter
WhatsApp

Em 100 dias, o turismo amazonense decolou. O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), foi destaque ao receber mais um voo direto internacional, além da citação do destino Amazonas no jornal The New York Times, da criação de mais de 33 mil empregos no setor, da qualificação e diversas outras entregas.

 

A inauguração de mais um voo internacional, conectando Manaus a Bogotá, na Colômbia, abriu uma importante rota para o turismo internacional. A expectativa é que o voo atraia, mensalmente, mais de dois mil turistas ao Amazonas. Atualmente, o estado tem conexão direta com destinos internacionais e 13 frequências semanais para os destinos de Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá.

 

“A gente já tem também no nosso radar, ainda no mês de abril, a inauguração de mais um voo internacional. Então, a gente vem consolidando o estado do Amazonas como um grande destino no âmbito internacional”, disse o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

 

A consolidação do Amazonas como destino internacional também se destaca por meio da citação no mais importante jornal do mundo, o The New York Times, que escolheu a capital amazonense como uma das 52 melhores cidades para se conhecer em 2023. O majestoso Teatro Amazonas e a culinária ancestral do estado receberam elogios na publicação.

 

Nestes 100 dias de gestão, o Amazonas foi o destino escolhido por 54.069 turistas, sendo 13.487 estrangeiros de países como Estados Unidos, Alemanha e França.

 

“Não paramos por aqui, é só uma parte do processo, porque estamos trabalhando outras rotas internas (domésticas) do Brasil, conversando com companhias aéreas de maneira institucional, entendendo as possibilidades, propondo e discutindo soluções para que a malha aérea do estado do Amazonas esteja cada vez mais ampla”, adiantou Sampaio.

 

Fomento e feiras de turismo

 

Aliando sustentabilidade e turismo, o Governo do Amazonas também lançou o Programa “Brilha Amazonas”, que disponibiliza kits de painéis solares para doação a comunidades que têm o turismo como fonte de renda, gerando energia limpa e fomentando o setor que atua em bases comunitárias. Ao todo, inicialmente, 253 kits foram adquiridos para distribuição gratuita.

 

Promovendo o destino Amazonas em eventos nacionais e internacionais, a Amazonastur também esteve presente em sete feiras nacionais e internacionais de turismo. Além de apresentar as belezas naturais amazônicas, o órgão conectou operadores de turismo, se reuniu com empresas aéreas e articulou a entrada de mais turistas no estado.

 

Emprego e qualificação

 

Conforme o levantamento da Amazonastur, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor do turismo abriu o ano de 2023 gerando 33.166 empregos de carteira assinada, de forma direta e indireta.

 

A regularização de profissionais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, também apresentou um aumento de 13,85%. Para o presidente da Amazonastur, o resultado reflete a intensificação do trabalho do órgão na busca ativa e regularização. “Saltamos de 1.870 prestadores regularizados, em dezembro de 2022, para 2.129, até o dia 30 de março”, relembrou o presidente.

 

Nestes 100 dias, a Amazonastur também tem investido em capacitação, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), certificando 94 alunos que concluíram o curso técnico em Guia de Turismo Regional, ofertado gratuitamente. Os guias formados vão atuar em Manaus, Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS