Vereadores destacam ‘fiscalização e tecnologia’ como responsáveis pelo êxito do transporte coletivo de Bogotá

Facebook
Twitter
WhatsApp

A eficiência e a qualidade do transporte coletivo de Bogotá chamaram a atenção dos vereadores Chico Preto (PMN) e Rosivaldo Cordovil (PTN), integrantes da comitiva liderada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que realiza visita técnica às estruturas integrantes do Bus Rapid Transit (BRT) da capital colombiana.

BOGOTA (COL), 20/01/17 VEREADORES ROSIVALDO CORDOVIL (PTN) E CHICO PRETO (PMN) VISITAM O BRT - BUS RAPID TRANSIT - SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA  DA CIDADE DE BOGOTA, NA COLOMBIA. FOTO: ULYSSES MARCONDES - SEMCOM
BOGOTA (COL)

Os vereadores manifestaram, na manhã desta sexta-feira (20), suas primeiras impressões do sistema que deve ser implantado em Manaus. Como disse Chico Preto, a eficiência e a qualidade do transporte coletivo de Bogotá estão alicerçadas em dois pilares: fiscalização e tecnologia. “Essa fiscalização é despolitizada. O contrato é transparente e beneficia o usuário”, disse, ao afirmar que a concessionária — no caso a Transmilenio, companhia que opera o sistema da cidade — tem um Centro de Controle altamente tecnológico, que acompanha o passo a passo dos ônibus.

“Esse monitoramento proporciona pontualidade e segurança. Não há atrasos. A tecnologia permite que o usuário saiba exatamente o horário de cada ônibus, evitando o estresse de esperar horas e horas nos terminais que, a propósito, são amplos e seguros, diferentes dos nossos”, completou.

Chico Preto destacou, também, outro ponto importante que pode ser implantado em Manaus, que é a integração de todos os outros meios de transporte ao coletivo. “Assim, o cidadão tem em seu bairro as linhas alimentadoras que o ajudam a chegar com mais rapidez aos terminais de integração. Quem prefere usar a bicicleta pode deixá-la em um terminal com segurança e seguir no transporte público para o seu trabalho. Repare que a prioridade é sempre o transporte público, as ruas foram adaptadas para que os ônibus circulem com rapidez e conforto”, afirmou.

Um sistema de transporte assim, na sua opinião, pode ser implantado a longo prazo desde que as medidas comecem a ser colocadas em prática agora. “Não temos mais tempo a perder, a solução para o nosso trânsito caótico é um transporte público administrado com transparência, fiscalização e tecnologia”, defendeu.

Rosivaldo Cordovil, que presidiu da Comissão da Transporte da Câmara na 16ª Legislatura, também está otimista com o que está vendo na Colômbia. “Está sendo uma viagem muito proveitosa, tive a oportunidade de conhecer a Transmilenio, companhia que opera o sistema que tem como um dos principais pilares, a tecnologia”, disse.

O vereador assegurou que é um desafio para Manaus a implantação desse modelo de sistema que faz todo o diferencial em Bogotá. “Se todos pensarem no mesmo sentido, podemos, sim, vislumbrar melhorias para o nosso sistema de transporte público, de forma eficiente, ágil e pontual. Claro, que tudo só será possível com ajuda de todos”, garantiu.

ntegram a comitiva também, além do prefeito e vereadores, o superintendente municipal de Transportes Urbanos, Audo Albuquerque, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson; e o empresário Pedro Simões, que presta assessoria sobre BRT para a Prefeitura de Manaus.

Nesta sexta-feira (20), a comitiva embarcou para Medellin, que também dispõe de um moderno sistema de transporte como Metrô, entre outros.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS