TCE e Prefeitura constroem passarela no V8 para aliviar o trânsito

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para melhorar o fluxo de trânsito na avenida Efigênio Salles (V8), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Prefeitura de Manaus, vai construir uma passarela para pedestres nos próximos três meses em frente à sede da Corte de Contas. A decisão foi tomada no final da manhã desta quarta-feira (14), durante uma visita de cortesia do prefeito de Manaus, Arthur Neto, ao presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior.

IMG_9120

Fruto de um convênio, que será celebrado nos próximos dias entre o TCE e a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a obra — orçada inicialmente em R$ 1 milhão — terá projeto elaborado pelo setor de engenharia e arquitetura da Corte de Contas e parte dos recursos (R$ 600 mil) repassados pelo conselheiro-presidente Ari Moutinho Júnior à administração municipal.

Todo o processo burocrático da obra (licitação) e a construção, segundo informou o secretário-geral do TCE, Fernando Elias, ficará sob a responsabilidade do Implurb. Na próxima terça-feira (20), o diretor-presidente do Implurb, Cláudio Guenka, virá ao Tribunal, para uma reunião com o setor técnico, para ajustes do projeto arquitetônico.  Hoje, em frente ao TCE, uma faixa de pedestre é usada, minuto a minuto, para a travessia de estudantes e moradores das redondezas, o que gera um engarrafamento ao longo da via nos dois sentidos.

Para o conselheiro Ari Moutinho Júnior, a construção da passarela dará um novo fôlego ao trânsito da cidade, uma vez que desafogará uma de suas principais vias. “Ficamos felizes em termos o prefeito de Manaus, prefeito da maior cidade do nosso Estado, vindo ao TCE estabelecer parcerias, além de prestar contas de suas ações à frente da administração municipal. O TCE entrará com parte dos recursos e com o projeto da passarela e o Implurb com a outra parte dos recursos e mais a manutenção. Entendo que quem vai ganhar é a cidade de Manaus, principalmente os moradores que usam a Efigênio Sales diuturnamente”, afirmou.

Na avaliação do prefeito Arthur Neto, a passarela aliviará o trânsito, facilitará a vida da população do entorno do tribunal, dando segurança aos moradores e estudantes. “Estamos vendo algumas medidas de trânsito que foram sugeridas aqui no TCE e estamos, portanto, caminhando em direção a um entendimento cada vez maior, mais profícuo e sério entre uma cidade que tem inúmeros problemas e um Tribunal, que pode nos ajudar com soluções absolutamente dentro da lei, que é exatamente o caminho pelo qual pode trilhar a prefeitura”, afirmou, ao revelar que veio à Corte de Contas que passar em revista cada pasta da prefeitura, “para nós anteciparmos as soluções nessa parceria que é construtiva para que se faça uma boa gestão pública”.

Além do prefeito e do conselheiro Ari Moutinho Júnior, participaram da reunião os conselheiros Yara Lins dos Santos e Josué Filho, o procurador-geral de Contas, Carlos Alberto de Almeida, o procurador-geral do município, Marcos Cavalcanti, e o secretário-geral de Administração do TCE, Fernando Elias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS