Em sua 14ª edição, a ação itinerante ‘Prefeitura+Presente’ atendeu, neste sábado, 1º/12, mais de 1,5 mil pessoas na Escola Municipal Paula Frassinetti, na Glória, zona Oeste. Mais de 50 serviços foram oferecidos à população.

Além de facilitar a vida da população na busca por serviços, o projeto visa também aproximar as comunidades dos órgãos públicos. Nesta edição, mais de 20 estruturas municipais e estaduais estavam à disposição dos moradores do conjunto e áreas próximas para dar soluções rápidas às demandas.

Coordenada pela Casa Civil do município, por meio da Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus (Procon Manaus), a ação disponibilizou consultas e exames médicos, emissão da primeira via de RG, entre outros serviços.

A professora Mary Rodrigues aprovou a ação e o cuidado da prefeitura com os moradores do bairro. “Eu precisava tirar a identidade dos meus filhos e, por causa do meu trabalho, não tinha tempo. Hoje, pude vir aqui e resolver um monte de coisa, uma delas foi tirar o registro geral deles”, comentou.

“A gente pretende, com o projeto, atender a maior parte geográfica da cidade de Manaus. Levar serviços básicos com acessibilidade, com tudo em um só lugar, conforme determina o prefeito Arthur Virgílio Neto. Isso aqui é um verdadeiro shopping da cidadania”, ressaltou o coordenador da Ouvidoria e Procon Manaus, Rodrigo Guedes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) participou da edição  com a distribuição de mudas – um total de 300 ornamentais, frutíferas e medicinais – e a exposição de produtos e serviços do órgão. A dona de casa Sônia Santiago, 71, contou que estava ansiosa pela chegada das plantas no evento. Ela levou para casa mudas de pitanga e graviola. “Vou plantar no meu quintal e na frente de casa, onde já tenho um ipê”, afirmou. Entre as espécies frutíferas  distribuídas, estavam açaí, cacau, acerola, biribá, pitanga, graviola e abacate. As ornamentais mais pedidas foram onze-horas, laços-de-amor, justiciai-vermelhas, papoulas e hibisco. As medicinais mais doadas foram boldo-do-chile, malvarisco e sara-tudo.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contabilizou, na ação, um total de 144 consultas médicas, 132 orientações em saúde bucal, 176 testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV, distribuição de 200 preservativos, entre outros serviços.

Mais serviços

A prefeitura realizou, ainda, no local ação para orientar usuários do transporte público sobre as linhas que atendem a zona Oeste. Todos os pontos de ônibus estão recebendo sinalização dentro do bairro.

Também participaram da atividade órgãos parceiros da estrutura estadual como a Defensoria Pública do Estado (DPE- AM), a concessionária de água Manaus Ambiental, bem como a de energia, Eletrobrás Amazonas Energia e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT 11ª Região).

No próximo dia 15/12, será a última ação do projeto Prefeitura + Presente do ano de 2018, em local a ser definido.

— — —

COMPARTILHAR