Prefeito abre ano legislativo e quer debate qualitativo de sua prestação de contas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com a presença do governador José Melo, do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker Barreto (PHS), deputados estaduais, secretários municipais e estaduais, vereadores e convidados, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) abriu o ano legislativo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (15), com a leitura da mensagem anual de abertura dos trabalhos do 4º ano da 16ª Legislatura.

1Foto: Tiago Corrêa – DIRCOM/CMM

Em uma hora de leitura, Arthur fez um balanço das atividades de secretaria por secretaria, falou do que fez sua administração nos três primeiros anos de governo e do que ainda vai fazer este ano. “É uma mensagem bem sincera, ampla, não exaustiva, mas vasta, abordando os assuntos de todas as secretarias. Espero que mereça, depois, uma reflexão. Os vereadores apontando defeitos, outros apontando qualidades, enfim acendendo um debate qualitativo na Casa a respeito da prestação de contas do prefeito da cidade”, considerou.

Apesar das obras físicas citadas, entre elas, o Complexo 28 de Março, única obra desse porte feita sem empréstimos, e com recursos exclusivamente municipais, o prefeito destacou que o mais importante da sua administração, sem dúvida, é o fato da autoestima do manauara ter voltado. “O Centro Histórico recuperado e a sensação de que Manaus tem governo efetivo”, disse ele, ressaltando, também, a organização administrativa, tendo como carro-chefe a Secretaria Municipal de Finanças. “A Semef saiu da idade da pedra e hoje é o maior data-center do Norte do País. O banco de dados nosso é um banco atual, que vai nos possibilitar grande ganhos em arrecadação nos próximos tempos”, garantiu.

Arthur disse que Manaus enxergou a crise no início e começou a se preparar para tempos difíceis, procurando ajustar a máquina administrativa à realidade econômica. “Olhando essa crise no País, que cresceu negativamente 3% em 2015, 4% em 2016, e 2017 é pela inércia, porque está faltando um grande acordo nacional, comprometendo 2017 uma vez que a perspectiva é a de que cresçamos apenas 0,35% no próximo ano. Em 2018, se brincar, também será contaminado”, analisou.

Devido à situação de crise, disse que está acompanhando com “lupa” a movimentação de arrecadação municipal e, se houver queda substancial, a Prefeitura vai se adaptar do ponto de vista do custeio. “A ordem é cortar custeio para fazer sobrar recursos para investimentos. Vamos faz a hierarquização do que é mais importante em ordem decrescente e fazendo as obras”, garantiu, ao assegurar que os investimentos na cidade não vão parar.

Minivila do Santo Antônio e emendas parlamentares

Em sua mensagem, o prefeito destacou, ainda, a recuperação e reconstrução de espaços públicos de lazer, com reforma de quadras, da Minivila Olímpica do Coroado e reformas de complexos esportivos. Nesse item,  ressaltou a construção de academias ao ar livre, por iniciativa própria, parceria e emendas parlamentares.

Arthur fez questão de fazer três considerações nesse segmento: a parceria inédita, invertendo a lógica tradicional, com o repasse de recursos da Câmara Municipal de Manaus, que, segundo ele, poupou para a Prefeitura restaurar a Minivila Olímpica do Santo Antônio, na zona Oeste, “fruto do diálogo saudável e respeitoso entre os dois entes”. “Estabelecemos o ritual das emendas parlamentares, cumprindo rigorosamente com elas e possibilitando comunitários sobre necessidades que somente os vereadores poderiam perceber”, disse ele, acrescentando que as emendas servem a todos os parlamentares da Casa, indistintamente, sem se dar a menor importância se são da base de apoio ao prefeito ou das hostes oposicionistas.

Para o prefeito, a Casa Legislativa Municipal exerce o seu papel constitucional com grandeza e com o mais alto nível de respeito e responsabilidade. “Sou grato pela conduta. Ajo com reciprocidade”, assegurou.

Ao citar as parcerias, o prefeito registrou, também, ações conjuntas realizadas com o governo do Estado, agradecendo ao governador José Melo. Entre elas, citou o esforço do Estado, junto com a Prefeitura, para trazerem os Jogos Olímpicos masculinos e femininos para Manaus.

Mobilidade urbana, saúde e educação

Entre as ações prioritárias de sua administração, Arthur assegurou que conseguiu melhorias no trânsito da cidade, com a faixa exclusiva. Na área da saúde, a meta é chegar a 100% na assistência básica. “Hoje atingimos 55,23% de cobertura. Em 2013 essa cobertura era de 23%, somando-se aos 55,23% atuais, os números referentes aos planos privados de saúde, devemos estar beirando uma cobertura dos 80% em assistência básica”, disse ele, revelando que com o desemprego mais pessoas perderam seus planos de saúde e estão procurando a rede pública.

A área da educação, segundo Arthur também sentiu o mesmo efeito da crise. Cerca de 25 mil pessoas inscreveram-se na rede pública, o que não estavam nos cálculos. “Mas ainda temos 5 mil vagas e vamos completar 235 mil estudantes, mostrando que a rede municipal de Manaus é a terceira maior rede pública do País”, argumentou.

Além do governador do Estado e do presidente da Câmara Municipal de Manaus, integraram a mesa dos trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PSD), a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, o procurador de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Monteiro; a vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Amazônia Lins dos Santos; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, Fabíola Salmito; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Lairton José Veloso; o chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia, Enio Machado Junior; além do representante do 7º Comando Aéreo Regional, capitão Marcos Antônio Gonzaga; do arcebispo metropolitano de Manaus e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Sérgio Castriani; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Amazonas, Marco Aurélio Choy; e do presidente da Ordem Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas, o pastor Jonatas Câmara.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS