Parlamento promove Feira de Artesanato com participação de servidores inativos

Facebook
Twitter
WhatsApp

A IX Feira de Artesanato Natalino dos Servidores e Comunitários teve início na manhã desta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e segue até a próxima sexta-feira (27), no horário de 8h às 14h. A feira é organizada pela Diretoria de Saúde, por meio de sua Gerência de Serviço Social Ativos, e está sendo realizada nos halls de entrada Deputado Francisco de Queiroz e Deputado Homero de Miranda Leão.

Os expositores da feira comercializam produtos artesanais produzidos por servidores, ativos ou inativos, e comunitários que se inscreveram nos meses de junho a outubro, no Departamento de Serviço Social, para participarem da exposição. Ao todo estão participando 46 artesãos, sendo 18 servidores da Casa.

ale123

Na abertura da feira, o diretor de Saúde da Aleam, Dr. Arnoldo Andrade agradeceu o apoio do presidente deputado estadual Josué Neto (PSD), por ceder o espaço e sempre auxiliar as iniciativas do departamento médico. O diretor disse que o desafio é tentar fazer um evento melhor a cada ano.

Dr. Arnoldo destacou que os produtos expostos são resultados do talento e sensibilidade dos artesãos, mas também funcionam como uma terapia ocupacional, pois, segundo o médico, auxilia no combate ao ócio, ansiedade e depressão, especialmente dos servidores inativos. “A terapia ocupacional é uma forma de tratamento para melhorar a autoestima, e essa melhora significa saúde”, disse o diretor, destacando que esta iniciativa funciona como terapia ocupacional e social, pois a pessoa cria novos grupos de convívio e troca de ideias.

A gerente de Serviço Social, Socorro Oliveira informou que são comercializados diversos produtos como bordados, pesos para portas e bijuterias, e esse ano foi pedido para que cada expositor produzisse ao menos um produto com material reciclado, visando conscientizar sobre a questão da sustentabilidade do meio ambiente. Outro objetivo da ação é contribuir com a geração de renda para os participantes, e Socorro afirmou que a expectativa é que, ao término da feira, o balanço seja positivo.

A servidora inativa Joneide Rebelo, que está expondo trabalhos de bordados e bonecas de pano, explicou que participa pelo segundo ano da Feira, e que se sente satisfeita com a iniciativa do departamento médico, pois, segundo informou, ela apresentou quadro de depressão logo que se aposentou, e os trabalhos manuais contribuíram para que pudesse superar essa fase.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS