Parlamento Jovem escolhe as chapas que irão concorrer à Mesa Diretora

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na segunda-feira (16), os 48 estudantes participantes do programa Parlamento Jovem (24 titulares e 24 suplentes), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), escolheram as duas chapas que vão disputar a presidência da Mesa Diretora da 9ª Legislatura. Antes da votação, que aconteceu de forma secreta, os concorrentes puderam fazer discurso de apresentação e expuseram os motivos pelos quais queriam ser presidente do parlamento.

parla

A primeira chapa eleita é composta pelos alunos Paola Rodrigues, 17, representante da Escola Estadual Ruy Alencar, (presidente), Matheus Ribeiro (vice-presidente), da Escola Sólon de Lucena, Bruno Silva (1º secretário) e João Victor Cabral (2º secretário). A chapa nº 2 ficou composta por Adriano Nascimento , 17, representante das Escola Estadual Josué Cláudio de Souza (antigo GM), (presidente), Gisele Lima (vice-presidente), da Escola Aparecida, Gabriel Oliveira (1º secretário), Rodrigo Marinho (2º secretário). A votação que vai eleger os membros da Mesa Diretora acontecerá na quarta-feira (18), logo após a posse dos jovens deputados no Plenário Ruy Araújo.

Durante os discursos, ficou clara a vontade dos candidatos em atuarem de forma democrática. “Minha opinião não pode prevalecer. Tenho que ouvir e tentar conciliar os interesses de todos”, disse Paola. Para Adriano, ser presidente também significa ouvir todas as opiniões antes de tomar uma decisão. “O coletivo tem que ser superior ao individual”, salientou.

Nesses 9 anos de existência o programa Parlamento Jovem já atingiu cerca de 290 mil estudantes. Para a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Cerejo, o programa atinge 99% de alunos das escolas públicas. “Ao chegarmos numa escola, fazemos palestras sobre os conceitos de cidadania e mostramos a importância da política como instrumento de melhoria da própria sociedade”. A gerente explicou ainda que entre as obrigações dos jovens deputados, eles vão ter que apresentar um Projeto de Lei. “Nossa expectativa é que esses projetos representem reivindicações vivenciadas pelos próprios estudantes”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS