Parlamentares rendem homenagens às mulheres neste 8 de março

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), não passou despercebido na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Vereadores usaram a tribuna do Parlamento Municipal para ressaltar a importância e valorização da mulher na sociedade e destacar os direitos conquistados por reivindicações e políticas públicas em benefício das mulheres.

995

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), destacou que a reflexão de políticas públicas precisa ser feita todos os dias. Ele ressaltou, ainda, que muito já foi conquistado ao longo de muitas lutas, como o direito ao voto, a participação da mulher na política, sem deixar de considerar os direitos trabalhistas.

Outra conquista das mulheres, também citada pelo parlamentar, foi aprovação da Lei Maria da Penha, a qual, em sua opinião, não está sendo suficiente para coibir a violência doméstica contra as mulheres. “Precisamos acreditar no rigor para que o agressor possa ser punido, mesmo não sendo fácil para a mulher a exposição de seus problemas familiares”, disse Wilker Barreto, ao alertar que os instrumentos de proteção e controle precisam tratar a denúncia com mais rigor.

“É triste ver a negligência da Policia e do Poder Público, que deixam passar despercebidas as queixas da mulher e somente depois que acontece o pior, tomam atitudes ponderáveis . Acredite, para uma mulher tomar coragem de ir a uma delegacia é porque a violência chegou a seu limite”, frisou o parlamentar.

Para o vereador Joelson Silva (PSC), o Dia é uma homenagem das mais justas que se tem no calendário. “Esta data significa conquista e dedicação às várias tarefas exercidas pela mulher. É uma luta constante e a cada dia a mulher se destaca a que se propõe a fazer”, observou Joelson Silva

Por sua vez, o vereador Arlindo Junior (PROS) ressaltou o papel importante que desempenha a mulher em alguns cargos na sociedade, entre os quais, o parlamentar citou a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Socorro Guedes e até mesmo a presidente da República, Dilma Rousseff, sem deixar de ressaltar a importância das sete vereadoras que fazem parte do Parlamento Municipal de Manaus.  “As mulheres estão aí para mostrar que vieram pra ficar”, destacou Arlindo Júnior.

Na mesma linha, a vereadora Professora Jacqueline (PHS) fez um balanço de suas atividades como parlamentar em benefício às mulheres amazonenses. “Ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, palestras, projetos de lei, colaboração ao Estatuto da Mulher e emendas foram algumas ações feitas por meio da Comissão da Mulher desta Casa”, citou Jacqueline.

A vereadora Socorro Sampaio (PP) fez questão de parabenizar as mulheres dentro de suas mais variadas profissões. “Nós, mulheres, estamos sempre de plantão, não temos feriado, nem dia de folga, porque queremos ser importantes para aqueles que nos cercam. Sabemos que a mulher é aquela que se propõe a se dedicar em tudo”, acrescentou a parlamentar.

“A data de hoje significa muito para as mulheres brasileiras. A partir de alguns anos começamos a ocupar cargos importantes na sociedade, mas é preciso que nós, em conjunto com os homens, possamos ter igualdade na sociedade”, ressaltou a vereador Professora Therezinha Ruiz (DEM).

“Este dia nasceu das reivindicações e conquistas. Temos que comemorar sim, hoje temos o direito ao voto, liberdade de igualdade, mas precisamos continuar lutando contra o machismo e a violência contra a mulher”, disse a vereadora Rosi matos (PT).

Outros parlamentares também usaram a tribuna para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, entre eles, os vereadores Luis Mitoso (PSD), Waldemir José (PT), Roberto Sabino (PROS), Mario Frota (PSDB), Professor Samuel (PHS) e Plínio Valério (PSDB).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS