Pacientes do Hospital Francisca Mendes fazem caminhada para destacar a importância do exercício físico na prevenção e recuperação de doenças cardíacas

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Pacientes e ex-pacientes do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizaram uma caminhada na Vila Olímpica de Manaus, nesta sexta-feira (1º/12), para divulgar a importância do exercício físico, tanto para a prevenção, quanto para a recuperação de doenças cardiovasculares.

A iniciativa faz parte das atividades do “Clube do Coração”, projeto desenvolvido no HUFM, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O grupo envolve pacientes, familiares e profissionais da unidade. Ao longo do ano, fora e dentro do hospital, o clube realiza atividades relacionadas aos cuidados com a saúde, como palestras educativas, caminhadas, passeios e, uma vez por semana, um encontro para a troca de experiências e informações.

A caminhada desta sexta, que teve o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), reuniu 150 participantes. A aposentada Maria de Fátima Oliveira, de 67 anos, diz que desde que entrou para o clube, após se recuperar de um infarto, sente-se renovada. “O clube é uma renovação para a nossa vida. E dou graças a Deus pela equipe que está nos acompanhando todos esses anos”, disse Maria, que participou de todas as nove caminhadas realizadas pelo Clube do Coração.

Maria teve uma parada cardíaca em 2005, enquanto trabalhava. Ela recebeu os primeiros socorros no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, e em seguida foi transferida para o HUFM, onde concluiu seu tratamento. A aposentada conta que desde então mudou completamente seu estilo de vida. “Mudei completamente tudo, o que beber, comer. Atividades físicas”, contou.

Ritmo normal – A fisioterapeuta Geisa Maia afirma que por meio das atividades do grupo os pacientes conseguem retomar o ritmo normal da vida. “É esse objetivo que perseguimos. Buscamos promover a melhoria da qualidade de vida desses pacientes no pós e pré-operatório de cirurgia cardíaca”, explica a fisioterapeuta Geisa Maia.

O coordenador do clube e cirurgião cardíaco, Mariano Brasil Terras, diz que a caminhada, que é feita anualmente, é um símbolo do trabalho que eles buscam fazer no dia a dia com os pacientes do hospital. “Nosso objetivo é justamente falar sobre a qualidade de vida, a prevenção às doenças do coração e os cuidados que precisamos ter. Por isso, uma vez por ano, temos nos reunido nessa caminhada simbólica para lembrar a importância do exercício físico”, ressalta o médico.


O HUFM é a unidade de referência para o atendimento e tratamento de doenças cardíacas na rede estadual de saúde. A unidade conta com uma equipe especializada para diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares, tanto em crianças quanto em adultos. A unidade oferta o atendimento ambulatorial e cirúrgico.

Em agosto deste ano, o HUFM alcançou a marca de 4.000 cirurgias cardíacas em pacientes adultos. Os procedimentos cirúrgicos em adultos são ofertados desde o ano de 2004.

Casos de doenças nas veias coronárias representam 50% dos pacientes que necessitaram passar por cirurgias cardíacas no Francisca Mendes nesse período.

A maioria dos pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos para correção de problemas cardíacos está na faixa etária de 50 a 70 anos, sendo que 60% são do sexo masculino e 40% são mulheres.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS