Mulheres em situação de violência já podem ser atendidas nos PACs Leste e Sumaúma

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: ROBERTO CARLOS/SECOM

Na manhã desta terça–feira (07/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), inaugurou dois postos de atendimento a mulheres em situação de violência nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) localizados nos shoppings Cidade Leste (na avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona leste) e Sumaúma Park (avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte).

Em ambos os PACs, uma equipe de assistentes sociais e técnicas da SEPM estará de prontidão para orientar, esclarecer dúvidas e realizar o encaminhamento para os serviços disponíveis pelo Governo do Amazonas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“É uma forma de aproximar os serviços da SEPM das mulheres que vivem nas zonas norte e leste. Esses postos vêm para somar com uma rede, disponibilizada pelo Governo do Amazonas, completa de assistência à mulher vítima de violência e que, inclusive, se estende aos seus familiares como filhos e o companheiro, mesmo que este tenha sido o causador da violência”, explicou o titular da Sejusc, Clizares Santana.

Para a coordenadora de Serviços da SEPM, Amabel Batista, os postos nos PACs serão importantes paras as mulheres dessa região porque elas se sentirão mais à vontade para fazer as suas denúncias. “Algumas mulheres têm até um pouco de receio de entrar em uma delegacia, então estes postos nos shoppings são importantes, pois elas irão se sentir mais à vontade para procurar ajuda”, comentou.

Denúncias – Os locais também vão ser pontos de denúncia, e qualquer pessoa poderá fazer o registro, inclusive, sem precisar se identificar.

“A equipe é preparada para atender aos mais variados tipos de situações que envolvem violação dos direitos da mulher. Inclusive, temos um serviço voltado aos homens que comentem violência, mas que querem se recuperar”, informou a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Viviane Fernandes.

Para as mulheres que foram atendidas nesta manhã no posto do PAC do Sumaúma Park, o  atendimento é uma alternativa boa e vai incentivar mais mulheres a registrarem denúncias, como explicou Cristina Soares (nome fictício), 37 anos, que buscou atendimento por sofrer violência psicológica. “Essa iniciativa do Governo é excelente, pois estão abrindo vários canais para as mulheres denunciarem, além das delegacias. Acho que vai ajudar muitas mulheres a criarem coragem para denunciar”.

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Desenvolvimento Social Dom Adalberto Marzi, da Coordenação dos Serviços de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher, o mapa da violência contra as mulheres em Manaus mostra que os maiores índices estão nas zonas norte e leste. Por isso, essas unidades inauguradas nos PACs serão importantes para essas regiões.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS