Moradores do Prosamim recebem atividades em alusão  ao Outubro Rosa

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM

O Governo do Estado do Amazonas, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realiza, de 19 a 27 de outubro, programação alusiva ao Outubro Rosa, para o público que reside nos parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e vizinhança.

Nesta quinta-feira, 19, a ação realizada no Parque São Raimundo, que fica na rua 5 de Setembro, bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus, incluiu cortes de cabelo e esmaltação de unhas com profissionais do Senac, exposição de artesanatos produzidos por moradoras do Prosamim e palestras sobre menopausa e câncer de mama, ministradas por alunos do curso de Psicologia da Uninorte.

Aos 60 anos, a costureira Maria Amélia Matos mostra que, para cuidar da aparência e exercer a vaidade, não há idade certa! Moradora do Parque São Raimundo há quase três anos, ela aproveitou a campanha para mudar o visual. “Cortei para dar um formato aos fios, que estavam retos. Costumo aproveitar todo tipo de atividade que é oferecida no Prosamim e aplico em casa as técnicas que aprendo. Já troquei fiação e agora estou colocando cerâmica no meu banheiro”, disse a costureira, que também deseja pintar a parte interna da unidade habitacional em que mora com a família.

Dia de beleza

De acordo com a psicóloga da base São Raimundo, Roseanne Feitosa, a equipe do Senac se dividiu para atender a comunidade em dois turnos. “A parte da manhã foi exclusiva para os cortes de cabelo. No período da tarde, além dos cortes, também haverá esmaltação de unhas e as palestras de conscientização”, disse Roseanne.

A professora Maria Júlia Hipólito, que há 26 anos atua em ações do Senac, coordenou os profissionais que participaram da atividade. “Ao todo foram 40 técnicos realizando os cortes de cabelo. São pessoas que já faziam parte do mercado de trabalho, mas procuraram o Senac em busca de uma certificação e vão se formar em dezembro.

Feito à mão

Os trabalhos de artesanato produzidos pelas beneficiárias que fazem parte do grupo de mulheres também ganharam destaque, na ação do Outubro Rosa. “Todos os produtos trabalhados nas oficinas de artesanato, do início do ano até agora, foram expostos e colocados à venda. São peças feitas com materiais reciclados, artigos de decoração e costura, itens que elas fazem para aumentar a renda doméstica”, informou Aldenize Amorim, instrutora de artesanato da base São Raimundo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS