Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

Escola tem 24 salas de aula e atenderá mais de 720 estudantes do Ensino Médio

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (25/05), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador do Estado, Amazonino Mendes; do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Lourenço Braga; além de demais autoridades, estudantes, servidores e comunitários.

O Ceti Dom Jorge Edward Marskell é o primeiro a ser construído no município e contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio, na modalidade de tempo integral.

As aulas na escola funcionarão em calendário especial que será definido pela SEDUC, a fim de cumprir a carga horária mínima anual nas escolas, que equivale a 200 dias letivos, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante a inauguração, o governador Amazonino Mendes ressaltou que o Ceti de Itacoatiara é só uma das metas para a educação do Estado.

“Pretendo ainda este ano entregar, no mínimo, mais cinco Cetis no Amazonas. Isso é uma obra belíssima, em que o nosso jovem vai poder fazer os seus estudos em tempo integral, praticando esportes, em uma busca incessante da excelência do ensino. Isto é fazer a escola ser diferencial”, disse.

O titular da SEDUC, professor Lourenço Braga, destacou o compromisso do governador Amazonino Mendes com a educação no Estado.

“Isso foi uma festa da educação e uma festa da esperança. O que a gente viu hoje nos olhos das pessoas, dos professores, dos servidores e principalmente dos estudantes foi a crença no futuro e é isso que move o Amazonino, é isso que movimenta o nosso governo, é a oportunidade de fazer as pessoas voltarem a acreditar em si e no Estado. Isso a gente teve hoje aqui”, afirmou Lourenço.

Estrutura

Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.

A gestora da escola, Guiomacy Aquino, afirmou que a inauguração do Ceti em Itacoatiara tem um significado especial para todos no município. “Vai trazer ganhos para os alunos e para os servidores. Para nós, significa avanço, progresso”, disse.

Na inauguração, a escola iniciará o ano letivo com 15 projetos diferenciados nas áreas de Linguagens, Exatas, Humanas, entre outras, e que visam garantir aos estudantes um aprendizado de qualidade.

Patrono – Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade.

Dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz.

Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.

COMPARTILHAR