Crespo também ganha jardins em lugar de lixeira viciada

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Um ponto que vinha servindo, há anos, para acúmulo irregular de lixo na rua JB Silva, no bairro Crespo (zona Sul), foi desfeito nesta quinta-feira, 28/9. O local foi trabalhado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) durante esta semana, com a retirada de lixo, limpeza e capinação, possibilitando a implantação de mais um jardim para uso dos moradores da área.

limpeza
Fotos: assessoria Semulsp.

Para o Secretário Municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, a estratégia de transformar lixeiras viciadas em jardins comunitários tem dado resultados positivos e está sendo intensificada, por determinação do Prefeito Arthur Neto. “A implantação de jardins possui baixo custo e um impacto enorme ao ambiente e ao cidadão. Vemos uma mudança, ainda pequena, nos hábitos da população diante do surgimento de um jardim no local onde só havia lixo. Ações como essa fortalecem a relação entre o poder público e a comunidade e gera resultados concretos”, diz.

Na esquina onde funcionava a lixeira viciada, mais de dez espécies foram plantadas no novo jardim. Entre elas, mudas de agave, pau-pretinho, croton taperebá, espada de são jorge, dracena, bananeira, cróton police, jasmim do Caribe, grama esmeralda, saíram direto do viveiro da Semulsp. “Até mesmo as mudas utilizadas no serviço de jardinagem da Prefeitura de Manaus são produzidas na Secretaria, o que transforma esse trabalho em uma ação sustentável e positiva”, avaliou Paulo Farias 

O próximo passo, dentro do combate à proliferação de lixeiras viciadas, é monitorar o novo jardim e realizar atividades de conscientização no local.

Balanço

Desde o início do ano, mais de 60 lixeiras viciadas passaram por limpeza e foram revitalizadas. Mais de 30 bairros receberam equipes da Semulsp para as ações de combate às lixeiras viciadas da Prefeitura municipal, até agora.

Nos últimos quatro meses cerca de 20 novos jardins foram implantados pela Prefeitura em locais que antes vinham sendo usados como lixeiras viciadas. O trabalho da Semulsp mobiliza equipes de jardinagem, capinação, conscientização e remoção mecanizada.

Os novos jardins podem ser vistos por todos os bairros. Locais como Morro da Liberdade (Zona Sul), Vila da Prata (Zona Oeste), Educandos (Zona Sul), Praça 14 (Zona Sul), Ephigênio Salles (Zona Centro-Sul), Petrópolis (Zona Sul), Distrito Industrial (Zona Sul), Zumbi (Zona Leste), Jorge Teixeira (Zona Leste), Cidade Nova, Centro (Zona Sul), foram os últimos a serem trabalhados pela Semulsp.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS