Concultura realiza programação especial no aniversário de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Divulgação/ Manauscult

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) realizará, no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico da capital, uma programação especial em comemoração ao 349º aniversário de Manaus, 24/10. O espaço sediará, das 17h às 19h, o lançamento da 8ª edição dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus” e, ainda, o lançamento do DVD da Ópera Barroca “Pastores do Amazonas”, de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, com apresentação da Orquestra Barroca do Amazonas.

O presidente do Concultura, o escritor Márcio Souza, ressaltou a importância da manutenção do programa de incentivo à literatura brasileira, que está na sua 8ª edição.

“Este é um dos prêmios de literatura mais concorridos do Brasil e, desde que foi criado, tem revelado grandes escritores que, inclusive, foram confirmados por outros prêmios, quando os autores premiados foram contemplados em outros certames”, afirmou o presidente.

Obras de diferentes gêneros, como novela, conto, romance, poesia, crônicas, texto teatral, ensaios, jornalismo literário, entre outros foram premiados na edição anterior dos Prêmios Literários Cidade de Manaus. O resultado final pode ser consultado no site do Concultura e no portal Viva Manaus.

Ópera Barroca

O palco do Les Artistes Café Teatro receberá, ainda, o lançamento do DVD da Ópera Barroca “Pastores do Amazonas”, de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, com apresentação da Orquestra Barroca do Amazonas, ministrada pelo professor do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), doutor Márcio Páscoa.

Ainda segundo o diretor do Concultura, Márcio Souza, a restauração e encenação de um espetáculo de um dos fundadores da cultura do Amazonas é um grande marco na história da cidade de Manaus.

“A recuperação, o restauro e a apresentação da Ópera “Pastores do Amazonas”, do Bento, é uma prova da cultura regional, que vem do século 17 e foi restaurada e encenada pela primeira vez na terra natal do Tenreiro Aranha, que é o Amazonas, no Teatro Amazonas, com casa cheia. Quase 200 anos de linguagem que continua atraindo e ganhando a simpatia do povo, e levando alegria para quem reconheceu ali, um trabalho de grande importância”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS