A Gerência de Fauna, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou dois resgates de animais silvestres na tarde da última sexta-feira, 29 de maio. O primeiro foi um exemplar da espécie preguiça-de-bentinho que foi encontrada em frente a um condomínio na avenida Torquato Tapajós, zona norte. O outro resgate foi de uma cobra sucuri de aproximadamente dois metros, que estava dentro de uma máquina de lavar em uma residência no conjunto Viver Melhor I, também na zona norte.
De acordo com a assistente técnica do Ipaam, Sandra Maia, os animais estavam em bom estado de saúde e aptos para a soltura na mata. “Infelizmente é comum encontrar animais silvestres pela área urbana, devido ao grande desmatamento e crescimento da cidade“, comentou.
Como parte do procedimento de resgate, quando o animal está bem, é solto na mata, não havendo necessidade de levá-lo para nenhum local de reabilitação. Caso, esteja ferido ou domesticado, ele é direcionado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama ou ao Centro de Triagem do Refúgio Sauim Castanheiras.
Em caso de resgates de animais silvestres, o Ipaam pode ser acionado pelo telefone 2123-6774. Os atendimentos são realizados por meio da Gerência de Fauna do órgão.