Yedo Simões prestigia homenagem ao desembargador Flávio Pascarelli

O presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, esteve presente na manhã de ontem (8), na Câmara Municipal, para prestigiar homenagem ao desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes.

yedo

Pascarelli foi condecorado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais importante do Legislativo Municipal, pelos serviços prestados ao Amazonas. A homenagem foi proposta em 2014 pelo ex-vereador e hoje deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), a partir do Projeto de Decreto Legislativo nº011/2014, subscrito pelo presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS).

A Medalha de Ouro Cidade de Manaus é a mais alta comenda concedida pelo Poder Legislativo Municipal a um cidadão. A homenagem deve-se aos mais 30 anos que o magistrado vem dedicando à Justiça.

Palavras do presidente da CMM (Vereador Wilker Barreto)

“Sinto-me na obrigação, em nome desta casa, e percebo que vejo, desembargador, outras autoridades e personalidades, não só da área jurídica, mas que também já foram agraciadas com esta comenda. Essa medalha, desembargador Pascarelli, não é para o presidente recentemente eleito pelo seus pares, mas sim para o magistrado que tem mais de 30 anos de magistratura a serviço do nosso Estado do Amazonas. o que faaz a Câmara hoje é dar uma resposta muita clara à sociedade, homenageando Vossa Excelência. Parabéns e sucesso”.

Palavras do deputado Bosco Saraiva

Autor da propositura, o ex-vereador e deputado Bosco Saraiva destacou os principais fatos da vida do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes e o reconhecimento de todos os pares que, por unanimidade, aprovaram a homenagem pelos relevantes serviços prestados por ele como magistrado no Estado do Amazonas. Amazonense de Manaus, dono de um vasto currículo profissional, ingressando na magistratura em 13 de abril de 1984.

“Gostaria de ressaltar, mais que as palavras e o texto, o ato, o gesto dessa condecoração. Confesso que quando fiz a proposta, pensei no amigo, no presidente do TRE que há época havia tão bem conduzido aquelas eleições. Pedi sua autorização para assim proceder, pois considero justa e merecida a homenagem. Temos fé na pujança do vosso caráter, na competência de Vossa Excelência. Vossa Excelência que, seguramente, é um homem sereno, um magistrado incorruptível, irá presidir a nossa Corte de Justiça num momento tão difícil para a nossa nação.

Palavras do homenageado: desembargador Flávio Pascarelli

“Agradeço inicialmente ao Poder Legislativo de minha cidade, pela honraria e deferência a mim conferidas, por meio de seu legítimo representante, o deputado Bosco Saraiva, responsável por este momento. Alegro-me não apenas pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas por saber que se somam a este dia a energia e a força de tantas pessoas que hoje aqui se encontram. Pessoas que também colaboram significativamente para o engrandecimento dessa cidade, seja com seus dons, sua dedicação, seu esforço, sua destreza, sua experiência. Cidadãos que defendem os valores da ética, da justiça e da paz social. Contribuíram e contribuem para construir a consciência da cidadania e a melhorar a vida de todos na coletividade.

No percurso da minha trajetória, sempre procurei guiar minhas ações alicerçadas em princípios éticos que norteiam a prática dos valores positivos das qualidades humanas. Creio que um das razões dessa medalha foi o absoluto sucesso das eleições municipais de 2012ocasião em que, logo após a proclamação dos resultados, recebemos os parabéns de todos os candidatos a prefeito.

Por isso, faço aqui um retorno ao tempo para destacar que, entre todos os serviços por mim prestados no exercício da magistratura, orgulho-me, em especial, quando estive como presidente do Tribunal Regional Eleitoral e do colégio de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. E fomos premiados, eu e o Dr. Jorsenildo Dourado, com a menção honrosa na 10ª edição do premio Innovare, pela prática “candidato ficha limpa não suja a cidade”, organizado pelo Gabinete de Combate à Poluição Ambiental.

Vejam senhores, o fato de o TRE do Amazonas receber uma menção honrosa, num universo de centenas de concorrentes, sinaliza o comprometimento e a dedicação dos juízes e servidores com a instituição e também o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido em âmbito nacional.

Ao final, agradeceu um por um os seus colaboradores por todo o trabalho desenvolvido ao longo do pleito de 2012: “Aproveito para renovar hoje, nesta casa, meus agradecimentos a todos que colaboraram direta ou indiretamente para que este trabalho: Juízes e promotores eleitorais, polícia militar, polícia civil, polícia federal, SEMMAS, SEMULSP, funcionários do TRE e o povo amazonense”.

Perfil do homenageado

Pascarelli é natural de Manaus e graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  Militou na advocacia, no período de 1980 a 1984, e ingressou na magistratura em abril de 1984. Em 2008, foi nomeado desembargador e passou a compor a Corte do TJAM. Assumiu o cargo de vice-presidente do TJ-AM no período de setembro de 2009 a abril de 2010. Foi vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) de abril de 2010 a abril de 2012, quando então assumiu a presidência do TRE-AM, permanecendo no cargo até abril de 2014, ocasião em que foi eleito para o cargo de corregedor–geral do TJ-AM, para o biênio 2014/2016.

Na área acadêmica, também foi coordenador de cursos na Escola de Magistratura do Amazonas, no período de 1999 a 2003. Atuou como professor de graduação na Ufam e no Centro Integrado de Estudos Superiores da Amazônia (Ciesa), e como professor convidado de pós-graduação na Ufam, na Universidade Estácio de Sá (RJ e MS); na Universidade Luterana (Ulbra) do Estado de Rondônia e na Escola Superior de Magistratura do Amazonas (ESMAM).

Close