Seduc promove encontro para discutir metas e estratégias para as provas do PISA e da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)

Técnicos, gerentes, coordenadores pedagógicos e coordenadores distritais de educação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) participaram, na manhã da quarta-feira (24/1), de um encontro pedagógico que teve como tema duas grandes avaliações de larga escala das quais a rede estadual do Amazonas participa: o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica da Seduc, por meio da Assessoria Executiva de Avaliação, o evento foi realizado no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus.

De acordo com o coordenador da Assessoria Executiva de Avaliação, Jander Freitas, o objetivo é apresentar os resultados de ambas as avaliações, PISA e ANA, que acontecem a cada três e dois anos, respectivamente, e que serão realizadas neste ano de 2018.

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica da Seduc, Ana Cassia Marinho, destacou a importância do trabalho prévio que a Seduc está realizando. “Considerando a importância e a proximidade dessas avaliações, nós pensamos em fazer esse encontro com os nossos representantes, técnicos de departamentos, gerentes e coordenadorias, uma vez que eles são os nossos interlocutores junto às escolas. A ideia é que a partir de agora, eles nos ajudem a divulgar e a multiplicar as informações necessárias para que os nossos estudantes estejam preparados para essas avaliações”, afirmou a secretária.

  O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment (Pisa) mede o nível educacional dos jovens de 15 anos, por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências. A avaliação é realizada a cada três anos.

De acordo com a Assessoria Executiva de Avaliação da Seduc, neste ano, estudantes de nove escolas da rede estadual do Amazonas participarão da avaliação, sendo seis na capital e três nos municípios do interior.

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), por sua vez, avalia os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

No Amazonas, as provas serão aplicadas em todas as escolas que oferecem a modalidade de 3º ano do Ensino Fundamental, na capital e no interior.

 O gerente do Ensino Fundamental Anos Finais da Seduc, Eriberto Façanha, participou do encontro. Segundo ele, o momento é muito importante para garantir melhores resultados nas duas avaliações externas.

Close