Secretaria de Estado de Cultura apoia a realização do 35º Congresso Internacional de Teatro

No mês de fevereiro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e a Prefeitura de Manaus, firmaram termo de cooperação técnica para apoio ao 35° Congresso Internacional de Teatro, que acontecerá na capital amazonense, entre os dias 30 de maio e 4 de junho de 2016.

sec

Representando o Governo do Estado, assinou o termo o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, e pela Prefeitura de Manaus, assinou o escritor Márcio Souza, presidente do Conselho Municipal de Cultura. Também participou da reunião o diretor geral do Instituto Internacional de Teatro (International Theater Institute – ITI/Unesco), Tobias Biancone.

O ITI possui a maior representação política das artes cênicas no mundo e realiza o Congresso há 68 anos em diferentes países, promovendo discussão sobre diretrizes do teatro no mundo e o intercâmbio entre artistas, produtores e diretores de diferentes nacionalidades.

Programa – A programação cultural do 35º Congresso Internacional de Teatro será oferecida pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Cultura, com previsão de récitas de ópera, apresentações de balé, orquestras, exposições de artes plásticas além da cessão de todos os equipamentos culturais, como auditórios e teatros.

“Temos a grande satisfação de receber e apoiar este evento grandioso e importante para o cenário artístico do nosso País e, em especial, do nosso Estado. Esse intercâmbio é salutar, traz novas informações para nossos artistas e gera conhecimento cultural em todas as direções. E, nesse aspecto, o Amazonas tem muito a mostrar!”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Durante o evento, acontecerão oficinas de música, dança e teatro, com a expectativa de participação de mais de 1.500 artistas, estudantes de artes e representantes de diversos países como China, Cuba, Chipre e Suécia.

As atividades do Congresso ocorrerão em espaços do Governo do Estado, como o Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Cine Teatro Guarany, Centro Cultural Ideal Clube, Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Os corpos artísticos do Amazonas também participarão, por meio do Corpo de Dança do Amazonas, como anfitrião do Simpósio de Dança, uma das atividades previstas na programação.

Além disso, a Secretaria de Cultura disponibilizará vagas para que os participantes do Congresso possam prestigiar a décima nona edição do magnífico Festival Amazonas de Ópera.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acessefacebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura.

Close