Saúde monitora controle da dengue em Japurá

Profissionais estão no município até esta sexta-feira (13/05)

Para monitorar e supervisionar as ações de controle da dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (13/05), uma visita técnica no município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus).

Os técnicos da FVS-RCP e da Secretaria Municipal de Saúde de Japurá estão monitorando e realizando ações de educação em saúde de combate à dengue com a população local.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que é importante se manter vigilante na prevenção do Aedes aegypti, transmissor da dengue, eliminando criadouros que possam contribuir para a eliminação de larvas do mosquito.

“É essencial que a população participe, colocando em prática as medidas de prevenção necessárias para evitar a doença, tendo atenção redobrada com locais que possam ter acúmulo de água e funcionam como criadouros”, ressalta Tatyana.

De acordo com a gerente de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue), do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Luzia Mustafa, o município de Japurá registrou, em 2022, 179 casos de dengue.

“O município solicitou ajuda nas ações de controle vetorial e enviamos técnicos para apoiar na realização dessas estratégias. Está sendo realizado tratamento focal, eliminação de criadouros, mobilização social, juntamente com a população, para conscientização e borrifação de inseticida”, destaca Luzia.

Prevenção – Conforme o Ministério da Saúde (MS), o vírus da dengue é classificado no meio científico como um arbovírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A FVS-RCP alerta sobre a necessidade de se aumentar as medidas de prevenção, o que inclui evitar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

É importante manter tonéis de água tampados, calhas limpas, garrafas e recipientes virados para baixo, pratos de vasos de planta com areia e limpos semanalmente, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas de material de construção sempre esticadas para não acumular água.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação das ações estratégicas para controle das doenças transmitidas por vetores, como malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, doença de Chagas e leishmaniose, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Related Articles

Check Also

Close
Close